Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de outubro de 2012

FINALMENTE DEIXARAM A SABESP RECUPERAR OS RIOS DE CAMPOS DO JORDÃO



PROGRAMA "ÁGUA, UM BEM PRECIOSO" DA REDE TV MOSTRA A 

CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DE 

CAMPOS DO JORDÃO 


UMA HISTÓRIA INUSITADA QUE ACOMPANHEI DE PERTO

Há muito tempo a badalada Estância de inverno de Campos do Jordão (SP) buscava solucionar o problema de tratamento de seus esgotos que são jogados "in natura" nos seus rios, ribeirões, córregos e lagos. 

Após muitas demandas e reuniões a comunidade jordanense iniciou pela ONG Instituto Pinho Bravo (IPB) uma campanha pela recuperação do seu Rio Capivari, com apoio da mídia local, regional e de SP, de influentes empresários, da Fundação SOS Mata Atlântica, das escolas e entidades da sociedade civil que resultou na criação do Comitê de Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira - CBHSM e a aquisição de terreno no Bairro da Lagoinha, execução e aprovação de uma moderna estação de tratamento de esgotos (ETE) como a Estância precisava. 

Nesse período eu atuei como Secretário Executivo do IPB e além de coordenar todas as atividades em prol da recuperação do Rio Capivari foi criado e mantido por longo tempo o site ARCA - Amigos do Ribeirão Capivari que pode ser visitado até hoje,pois é mantido como um memorial do esforço de uma comunidade para salvar o seu rio.

A oposição à construção da ETE

Por incrível que pareça, após todo o esforço da comunidade, dos governos municipal e estadual, da concessionária de águas e esgotos SABESP, do Ministério Público e de muita gente interessada em resolver o problema do destino final dos esgotos da Estância, um grupo de moradores da região onde foi devidamente autorizada e aprovada a construção da estação, usando de suas influências e pressões conseguiram impedir a sua construção.

Dez anos após, com muita paciência a população jordanense pode ver desde  maio de 2012, as obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Campos do Jordão, localizada na região do Horto Florestal.pela  Sabesp.

Com capacidade para tratar 213 litros por segundo, o sistema terá tecnologia de ponta, que combina lodos ativados e membranas filtrantes, capazes de devolver ao meio ambiente um efluente de alta qualidade. O prazo para sua total implantação é 2015.

Desde julho do ano passado, estão sendo implantados os sistemas coletores em toda a área urbana do município. 

Prof. Jarmuth Andrade - SOSRiosBr


Vídeo atual sobre a ETE de Campos do Jordão


Obras da Sabesp em Campos do Jordão mostrada em reportagem do 
programa "Água, Um Bem Precioso", na Rede TV!, em 23 de setembro 
de 2012.

Vídeo da Rede TV! Programa "Água, Um Bem Precioso"

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br