Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de outubro de 2012

TECNOLOGIA E CIDADÃO NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - EMBRAPA



Embrapa promove evento em Joaquim Egídio para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
(foto: natureza - crédito Kátia Braga)
16.10.2012
As Unidades da Embrapa na região de Campinas (SP), em parceria com a Estação Ambiental de Joaquim Egídio, promovem, de 17 a 19 de outubro, uma série de eventos em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Haverá palestras, oficina, feira de produtos orgânicos e exposição de fotos aéreas, além da doação de livros e inauguração do espaço da Biblioteca. Cerca de 240 alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, do ensino fundamental e médio, vão participar das atividades, que pretendem despertar a curiosidade sobre o papel da ciência e tecnologia no dia-a-dia de cada cidadão.

As palestras, organizadas por técnicos da Embrapa, vão abordar temas como os serviços prestados pela natureza, as características e a importância do solo na região de Campinas, a visão computacional e o desenvolvimento de tecnologias como jogos e robôs, a produção de mapas e os benefícios da arborização para a qualidade de vida na cidade. Durante os três dias de evento, além das palestras haverá a exposição “Campinas Vertical”, com fotos aéreas de locais de Campinas em três diferentes épocas, e uma feira de produtos orgânicos produzidos por agricultores familiares do distrito de Joaquim Egídio.

Em sua nona edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como tema “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. A ideia é popularizar a ciência e mostrar sua importância para o desenvolvimento do País. A Estação Ambiental de Joaquim Egídio, antiga estação férrea do distrito de Campinas, funciona atualmente como espaço para educação ambiental sob coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Quarta-feira - 17 de outubro
No dia 17, pela manhã, Kátia Sampaio Braga, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), vai desafiar os estudantes com a pergunta: a sua vida depende da natureza? “O ambiente natural oferece uma série de serviços fundamentais para a vida em nosso planeta, como o fornecimento de alimentos e água, regulação do clima e de doenças, formação do solo, polinização, entre outros serviços”, explica a pesquisadora. E acrescenta que “esses serviços, conhecidos como ecossistêmicos ou ambientais, nada mais são que os benefícios, diretos e indiretos, que o ser humano obtém a partir do ambiente natural, o ecossistema”.

A pesquisadora irá trabalhar com os alunos de forma lúdica, buscando mostrar como o nosso estilo de vida, baseado no consumo constante e crescente de produtos naturais e industrializados vem afetando de forma irreparável a natureza e comprometendo os serviços por ela prestados. A questão é que a escassez ou falta desses serviços afeta o bem-estar humano. É preciso considerar que o sistema econômico predominante em nosso planeta, assim como a vida, tem como suporte o sistema natural que é maior que o econômico, porém finito. Portanto, a natureza impõe limites ao crescimento econômico e o avanço tecnológico tem se mostrado incapaz de superá-los.

Nesse mesmo dia, à tarde, os alunos irão trabalhar em uma oficina de plantio em garrafa pet. Anibal Vieira dos Santos, técnico da Embrapa Meio Ambiente, irá ensinar aos estudantes como reciclar materiais, aproveitando-os para uma pequena horta caseira.

Quinta-feira - 18 de outubro
A Embrapa Monitoramento por Satélite fará no dia 18 a doação de uma Minibiblioteca da Embrapa durante a inauguração do espaço da Biblioteca da Estação Ambiental de Joaquim Egídio. O projeto Minibibliotecas reúne 120 títulos de publicações impressas, dois exemplares de cada, e programas de vídeo e áudio, desenvolvido com o intuito de atender às demandas por informações tecnológicas que contribuam com o desenvolvimento local de estudantes e comunidades rurais. A solenidade de inauguração deve reunir representantes da Embrapa, da Prefeitura Municipal e outras entidades da região, além dos estudantes que também serão beneficiados com o novo espaço.

No mesmo dia, a pesquisadora Célia Regina Grego, da Embrapa Monitoramento por Satélite, vai apresentar a palestra “Como o Solo se apresenta na paisagem da Região Metropolitana de Campinas (RMC)”, em que vai mostrar como o solo se forma, seus componentes e características principais e como é o trabalho dos pesquisadores especialistas no assunto. “É do solo que retiramos nossos alimentos e sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas”, ressalta a pesquisadora. Serão apresentados aspectos como fertilidade e a degradação dos solos na RMC.

À tarde, o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Thiago Teixeira Santos apresenta uma palestra sobre o que é a visão computacional e como ela pode ser aplicada no desenvolvimento de tecnologias, como jogos interativos e robôs, por exemplo. As máquinas conseguem enxergar? Essa é uma das perguntas que o pesquisador fará aos estudantes. “Elas ainda não conseguem ver tão bem quanto os seres humanos, mas já podem realizar algumas tarefas interessantes”, conta.

Um exemplo é o XBox Kinect, um console de videogame que consegue ver os jogadores por meio de uma câmera que identifica os movimentos do corpo humano. Na palestra haverá uma demonstração dessa tecnologia que usa interfaces gráficas, chamadas “naturais”, permitindo uma interação que torna o jogo muito mais dinâmico. Os estudantes vão receber noções de como os computadores são programados para identificar o corpo e os gestos das pessoas e conhecer um projeto que constrói no computador um modelo tridimensional de plantas.

As aplicações da visão computacional são inúmeras. Na agricultura já existem vários estudos que usam a tecnologia da informação e o processamento de imagens para desenvolver novas tecnologias que buscam beneficiar o trabalho no campo. A robótica apresenta uma grande contribuição para o avanço das pesquisas, reduzindo experimentos em laboratório. Outro exemplo é o jipe-robô Curiosity, enviado a Marte no início de agosto.

O objetivo da palestra é mostrar que fazer um computador enxergar não é tão trivial, pois não é só colocar uma câmera diante do equipamento para que ele decifre as imagens, explica Santos. O que é fácil para o ser humano entender, não é tão fácil para a máquina. É preciso muita matemática para esse processo funcionar, afirma.

Sexta-feira - 19 de outubro
Na período da manhã, do dia 19, o analista Wilson Holler, da Embrapa Gestão Territorial, vai apresentar a palestra "O uso dos mapas" – para que servem, como são produzidos e quais são suas aplicações. O objetivo será despertar o interesse dos alunos para a utilização de mapas em uma perspectiva local, regional e nacional, mostrando o processo de produção de mapas no passado e atualmente e as novas tecnologias disponíveis.

Na parte da tarde, o tema será a arborização urbana. O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Ivan Alvarez, vai apresentar os benefícios proporcionados pelas árvores e como eles podem influenciar na qualidade de vida da população, inclusive na prevenção de doenças. Os alunos poderão ver como é a distribuição da arborização em Campinas através do mapeamento realizado a partir de imagens de satélite. “As geotecnologias oferecem instrumentos importantes para conhecermos a realidade e planejarmos o futuro em nossa cidade”, explica Alvarez.

Programação:
Dia 17 de outubro (quarta-feira):
- 10 horas - Palestra: "Para que serve a Natureza"
- 16 horas - Oficina: Horta em Vaso e Alimentação Saudável
Dia 18 de outubro (quinta-feira):
- 10 horas - Inauguração da Biblioteca e doação da Minibiblioteca da Embrapa
Palestra: Como o Solo se apresenta na paisagem da Região Metropolitana de Campinas
- 16 horas - Palestra: Visão computacional: máquinas conseguem enxergar?
Dia 19 de outubro (sexta-feira):
- 10 horas - Palestra “O Uso dos Mapas”
- 16 horas - Palestra: Arborização Urbana: Benefícios e Uso de imagens de satélite para identificá-los
Local: A Estação Ambiental de Joaquim Egídio, localizada no final da Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, na Praça Meire Vicentini Zanata, Distrito de Joaquim Egídio.

Mais informações:
Cristina Tordin
Embrapa Meio Ambiente
Tel.:  (19) 3311-2608

Graziella Galinari
Embrapa Monitoramento por Satélite
Tel.:  (19) 3211-6213

Helena Molinari
Embrapa Gestão Territorial
Tel.:  (19) 3211-6200, ramal 6435

Nadir Rodrigues
Embrapa Informática Agropecuária
Tel.:  (19) 3211-5747
Cristina Tordin - Jornalista 
Nucleo de Comunicação Organizacional - NCO
Embrapa Meio Ambiente
Jaguariúna/SP  (19) 3311-2608


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br