Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2012

O DIA DO RIO COMEMORADO NO PARANÁ - SEMANA DO RIO SOSRIOSBR 2012

[24-11-2012]



Comemoração do Dia do Rio abre discussões sobre importância da educação ambiental nas escolas

O seminário “Cenários Metropolitanos” deu início às atividades em comemoração ao Dia do Rio no Paraná (24 de novembro). Na abertura do evento, nesta sexta-feira (23), no Parque Barigui, em Curitiba, foi realizado um culto ecumênico com a benção das águas promovido pelo padre Domenico Costello.
"Como despoluir os rios, os mares e as florestas se não despoluímos a nossa interioridade? A tarefa deve ser simultânea", disse o padre Domenico.

Durante o seminário foram debatidas as ações para implementar a política estadual de educação ambiental - noensino básico, médio e superior - de maneira interdisciplinar, transdisciplinar e transversal no currículo escolar. As escolas incluirão no seu projeto político pedagógico o documento que contém as diretrizes e normas da proposta, sem necessariamente criar uma disciplina somente para este fim.


No nível superior, a Fundação Araucária irá financiar 15 projetos de pesquisa. Cada um poderá receber até R$15 mil. Já as universidades estaduais receberão R$74mil para instalação de núcleos de pesquisa em educação ambiental.

De acordo com a conselheira do Conselho Estadual de Educação e professora do mestrado de educação daUniversidade Tuiuti, Maria Arlete Rosa, o reconhecimento da importância da educação ambiental só aumenta diante do atual contexto nacional e mundial. "A preocupação com as mudanças climáticas, redução da biodiversidade e riscos socioambientais demonstraram cada vez mais a necessidade da educação ambiental de forma continua no currículo escolar", disse Arlete.

O seminário reuniu representes de diversas secretarias de Governo – Meio Ambiente, Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia, Agricultura, representantes de sete universidades estaduais e técnicos das prefeituras que integram a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Educação Ambiental será Lei  - Na próxima semana, a Assembleia Legislativa do Paraná irá votar o projeto de lei do governo número 489/12 - que institui a política estadual de educação ambiental e o sistema de educação ambiental. O documento foi aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente e desenvolvido em conformidade com os princípios da Política Nacional de Educação Ambiental.

“Entre os objetivos da educação ambiental, segundo o texto, está o de desenvolver a compreensão do meio ambiente equilibrado e saudável e estimular novas práticas de produção e consumo”, lembra o deputado Rasca Rodrigues (PV) que será o relator do Projeto de Lei na Assembleia Legislativa.
Rasca é o incentivador da proposta de Lei, criada em 2010 quando esteve à frente da Secretaria do Meio Ambiente. O texto da Lei foi discutido em 21 reuniões, envolvendo todos os segmentos da sociedade.

Ferramentas – Entre as propostas para efetivar a Lei Estadual está a discussão da educação ambiental de acordo com a bacia hidrográfica que cada município ou escola estão inseridos. O modelo vem sendo utilizado em todo o país como forma de chamar a atenção da população para a importância da preservação dos rios e bacias hidrográficas onde elas vivem.

Recentemente, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná (CAOPMA) lançou o projeto “Revitalização das Promotorias Ambientais por Bacias Hidrográficas” que prevê uma atuação mais regionalizada e a reestruturação das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente. O trabalho está sendo distribuído de acordo com a localização dos principais rios e afluentes que banham os municípios.
A CAOPMA foi responsável pela coordenação do Seminário, juntamente com o Governo do Estado e a Comissão Temporária Especial de Educação Ambiental (CEE-PR).

Para o promotor de justiça e integrante das Promotorias de Meio Ambiente do MP-PR, Sergio Luiz Cordoni, a lei estadual é muito bem-vinda.
“Toda e qualquer ação de proteção ao meio ambiente deve partir da educação ambiental. Transformar esta proposta em Lei é garantir que a educação ambiental chegue efetivamente às escolas, jovens e crianças”, reforça Cordoni. Ele disse que o Ministério Público do Paraná está acompanhando todo o processo e já vem promovendo discussões para efetivar importantes ações de educação ambiental.

Oficinas - Durante o Seminário foram criados grupos para discutir temas que estarão relacionados à prática da educação ambiental em sala de aula.  Entre os assuntos estão resíduos sólidos e saneamento ambiental; alimentação escolar, agricultura e saúde; rede de pesquisa e formação em educação ambiental e Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas.

O Seminário foi organizado em parceria com a Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, IPPUC e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC).


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br