Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de novembro de 2012

SOS RIO DAS VELHAS - TRABALHANDO PELO DESASSOREAMENTO DO RIO


Vapor Benjamin Guimarães na Expedição pelo rio das Velhas

Nova Lima, Sabará e municípios no Rio das Velhas precisarão trabalhar juntos!


Na realidade não há absolutamente nada que se possa fazer em relação às chuvas, elas continuarão caindo (eu espero, pois seca é muito pior), e as previsões científicas são para cada vez piores tempestades, furacões e toda a sorte de devastações climáticas durante todo este maravilhoso século XXI…

… o que se pode TENTAR fazer… é TENTAR remover a água ao menos das nossas ruas, com ampliação da galeria de esgotos, o que seria muito custoso, demorado e certamente bilionário, ou o que julgo mais barato, e mais vantajoso sob diversos aspectos: o DESASSOREAMENTO DOS NOSSOS RIOS, aqui em particular do Rio das Velhas, o aumento de sua vazão, para que a água fique no rio, e a dos esgotos não saia pelas bocas de lobo pois esse PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES é como funcionam os esgotos da Herança Romana, se acharem isso ruim, então melhor parar de vez de viverem sob Legado Romano, porque ele também inventou a burocracia e a grosso modo quase a totalidade de nossa precária Administração Pública, só se esqueceram antes de usar essas coisas todas que essa civilização foi pro saco justamente porque entrou em COLAPSO!!!

SE QUISEREM UMA ALTERAÇÃO ADMINISTRATIVA, TERÃO DE LUTAR PARA MUDAR O SISTEMA! E não vai ser reaproveitando o que está aí que isso acontecerá, nem esperando que mude por geração espontânea 
Mas quanto à água… desassorear os rios já deve ajudar rs.

E no caso do RIO DAS VELHAS isso OBRIGATORIAMENTE significa cooperar com SABARÁ, trecho segundo consta mais assoreado. Recordemos que a água desce para lá, se ela não consegue passar, é como se fosse uma pia com um tampão. 

Seria interessante os municípios para cima de Sabará ajudarem, pois contribuem com parte do lixo e terra que assoreou o rio por lá, embora as administrações públicas de lá também precisem cuidar disso, mas trabalho conjunto seria certamente o mais apropriado, rápido e em menor custo operacional.

Desassorear abre precedentes ao uso do Rio das Velhas para transporte fluvial, turismo, transporte coletivo e de cargas, e se a Transposição do Rio São Francisco não prejudicar isso, também seria via de comunicação com o Oceano Atlântico, pois o Rio das Velhas é um dos afluentes do Rio São Francisco e desemboca nele já após a represa de Furnas, em percurso antigamente navegável, não sei como anda hoje, mas em última instância, desassoreado, o rio ligaria vários municípios e potencializaria desenvolvimento sustentável acima de tudo pelo turismo cultural e histórico. 

Fica a dica!

Fonte: http://bramaigar.wordpress.com


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Moradores de Nova Lima reclamam de casas abandonadas da Vale
    Moradores de Nova Lima reclamam de casas abandonadas da Vale Compartilhe:Share on facebookShare on twitterShare on orkutMore Sharing Services4Ilson Gomes - TV Alterosa

    Moradores do Jardim Canadá, em Nova Lima, estão indignados com a Vale. Casas construídas para funcionários da empresa que estão desocupadas têm sido invadidas e deixando a vizinhança apavorada. Há mais de cinco anos, os imóveis estão abandonados. Veja a situação:

    Em nota, a assessoria da Vale, disse que está analisando propostas para venda e locação de algumas casas, para as outras estão sendo estudados projetos de utilização que possam beneficiar a comunidade.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br