Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de dezembro de 2012

NOSSA CAMPANHA "ÁGUA POLUÍDA, TÔ FORA" APOIA "SOL AMIGO DA INFÂNCIA" DA SBD


Médicos de SP lançam gibi da Mônica para 

fazer alerta sobre perigos do sol

A unidade paulista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança esta semana um gibi da Turma da Mônica para estrelar a campanha “Sol, amigo da infância”, que busca conscientizar crianças em idade escolar sobre os riscos da exposição aos raios ultravioleta durante as férias de verão.
Na primeira etapa da ação, 500 mil exemplares devem ser distribuídos gratuitamente aos menores e familiares que passarem pelas estradas que ligam a capital ao litoral paulista e pelas balsas usadas entre as cidades de praia do estado.
Em um segundo momento, o objetivo da entidade é estender a iniciativa para escolas públicas e privadas de ensino fundamental, hospitais, creches e clubes, entre outros espaços coletivos.
Segundo o dermatologista Paulo Ricardo Criado, presidente da regional de São Paulo da SBD e idealizador do projeto, tomar sol de forma inadequada na infância pode favorecer alterações de pele na vida adulta, desde um envelhecimento precoce até câncer. Estudos estimam que de 25% a 50% da exposição solar que uma pessoa recebe durante toda a vida é obtida antes dos 21 anos.
As crianças são alvo da campanha principalmente porque passam muitas horas do dia em ambientes externos e porque as queimaduras solares na infância são um fator de risco para o surgimento de melanomas malignos, o tipo mais agressivo de tumor de pele, que se espalha rápido para outros lugares do corpo e pode matar.
A história contada no gibi – desenvolvido pelo cartunista Mauricio de Sousa – destaca a importância de usar o protetor solar e de beber bastante líquido no calor, quais são as camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme) e o que fazer em caso de queimadura.
Câncer de pele no Brasil – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor de pele do tipo não melanoma corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Se detectado precocemente, porém, tem grandes chances de cura.
A doença é mais comum em pessoas de pele clara, com mais de 40 anos e que já tenham algum problema cutâneo anterior. Esse câncer ocorre por uma alteração e um crescimento desordenado de células após longos períodos de exposição à radiação ultravioleta A e B (UVA e UVB) do sol. Também pode ser causada pelo fumo.
Para este ano, o Inca estimou 134.170 casos de tumor de pele no Brasil, sendo 62.680 em homens e 71.490 em mulheres. Em 2010, 1.507 pessoas morreram em decorrência da doença no país, sendo 842 homens e 665 mulheres. (Fonte: G1)

                         

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br