Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de dezembro de 2012

SOS RIO CUIABÁ -"VIDA E MORTE DE UM RIO" - DIÁRIO DE CUIABÁ



Cuiabá, vida e morte de um rio

É de água que um rio é feito. É de água que hoje enchem-se os olhos de moradores ribeirinhos do Cuiabá. Lágrimas que até o ano passado existiam, mas não eram tão expressivas. Desmatamento, esgoto e dragas são um problema antigo na Baixada Cuiabana, conforme demonstram estudos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas agora o copo transbordou. A Usina de Manso chegou e os pescadores estão afogados em desilusão.

Talvez pela proximidade do rio, os ribeirinhos sejam os primeiros a sentir os reflexos de tanta agressão ambiental. Em pouco tempo comparar o até então caudaloso Cuiabá com o Tietê, de São Paulo, não será exagero. Assim como hoje consideramos privilegiados aqueles primeiros bandeirantes, que há três séculos conheceram águas transparentes e matas ciliares densas, seremos em breve privilegiados, também, por já termos visto pescadores com linha e anzol nas mãos.

O Diário de Cuiabá não poderia fechar os olhos para esta realidade. Por isso, nossos repórteres foram em busca de explicações. O que têm a dizer os ribeirinhos que não são ouvidos por autoridades de nenhum escalão? Do conhecimento natural ao científico, ouvimos especialistas. Na mesma escala, pesquisadores estão revoltados. E respostas dos que são oficialmente responsáveis também estão aqui. Cabe a você analisar.

Para a confecção deste suplemento foram ouvidas pelos repórteres Gibran Lachowisk, Joanice Pierini Loureiro e Rodrigo Vargas cerca de 30 pessoas. A partir de hoje todo este conteúdo estará no site www.diariodecuiaba.com.br para que internautas do mundo todo possam saber o que está acontecendo no centro da América do Sul. Na página da internet, um espaço para comentários aguarda a sua opinião.

Nossas lentes fotográficas também trabalharam na confecção deste suplemento. A foto escolhida para a capa do caderno, de um pescador com um curimbatá nas mãos, mostra um peixe de pequeno tamanho. Espécies como o pintado, pacu ou dourado são cada mais raras no rio Cuiabá. 




Dezenove afluentes já estão mortos

Mário Vilela/Secom
Equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil visita nascente do Cuiabá, em Rosário Oeste
Engana-se quem acredita que o rio Cuiabá não esteja morrendo. Dos seus 29 afluentes, 19 estão mortos. São 17 contribuintes na margem esquerda; 10 vivem tragicamente, quase secos, constituindo-se em poças

de água.

Entre os sobreviventes, estão os rios Manso (por causa da usina e dos interesses diversos que o cercam), o Coxipó e o ribeirão do Lipa. Alguns dos exauridos: os ribeirões Marzagão, Forquilha, Aleixo, Pai Caetano, Buriti e Pariba.

No lado direito, somam-se 12; ou melhor, 3, pois 9 estão em fase terminal. Constam apenas sob aspecto quantitativo dos mapas geográficos dos cursos acadêmicos e servem para enfeitar as paredes das repartições públicas.

Os vivos são os rios Nobres (próximo da cabeceira), o córrego Cuiabazinho (que, atualmente, está com fluxo de água maior que o Manso) e o Quibó.

Nomes de certos reservatórios naturais que soam apenas como decorativos: os rios Jangada e Pari, o córrego Carandá e o reibeirão Esmeril.

As informações são da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, cujos funcionários percorrem anualmente os rios, córregos e ribeirões que se ligam ao Cuiabá, da cabeceira até a foz.

Ele é formado pelos rios Cuiabá da Larga (margem direita) e Cuiabá do Bonito (esquerda), que se encontram na região de Limoeiro, no município de Rosário Oeste. E desemboca no Pantanal, ao se encontrar com o rio Paraguai.

O Cuiabá é o rio que mais deposita água no Pantanal mato-grossense. Em 
seguida aparecem o Miranda e o Taquari, de Mato Grosso do Sul. 

O Cuiabá possui 934 quilômetros de extensão, segundo uma cartilha da Defesa Civil de 25 de maio de 1993. Porém, o professor José Roberto Borges Monteiro, do Departamento de Botânica e Ecologia da UFMT, afirma em um artigo sobre mata ciliar, publicado este ano no livro “Rio Cuiabá Como Subsídio Para Educação Ambiental”, que a distância entre seu começo e seu fim é de 828 quilômetros.

Monteiro acrescenta que a área de drenagem do Cuiabá corresponde a 3,8 mil quilômetros quadrados, composta por extensas seções de veredas.

A aniquilação dos “braços d´água” vem ocorrendo com maior incidência de 10 anos para cá, assegurou Domingos Valerio Iglesias, coordenador da Defesa Civil.

A razão para a mortandade do rio é o esgotamento do lençol freático (camada líquida logo abaixo do solo). O que abastece e garante a retenção de água nesse reservatório subterrâneo é a quantidade de chuvas, o tipo de solo da bacia hidrológica, a cobertura vegetal e as ondulações do terreno.

Portanto, apenas o desmatamento configura-se majoritariamente como ação do ser humano. As demais são provocadas pelo processo de resfriamento das águas do oceano e pelas condições atuais da crosta, pois o formato e a constituição do subsolo e do relevo são resultados de uma evolução transcorrida durante milhões de anos, marcada por ações e reações de fenômenos naturais, como as ventanias e as enxurradas. É o que garante Iglesias. 


VEJA MAIS:

O eterno protagonista da História
Degradação do meio ambiente muda manifestações culturais
Navegação fez crescer o comércio no século 19
Dezenove afluentes já estão mortos
Metade da mata ciliar foi extinta
Pesquisa revela que pescadores são mal-tratados
Seminário debate propostas para políticas pesqueiras
Prática é passada de pais para filhos há mais de 30 anos
Comunidades traduzem hábitos tradicionais
Gera fomenta discussões ambientais e culturais
Ribeirinhos não conhecem leis
Biólogo teme por reprodução de peixes
Esgoto sem tratamento ainda é o maior desafio no Cuiabá
Peixes do Manso representavam 30% da ictiofauna do Pantanal
Qualidade da água é contestável
37 dragas funcionam ‘mas não prejudicam’
Projeto revitaliza córregos do Cuiabá
Dragueiros também reclamam da Usina de Manso
Usina hidrelétrica ameaça futuro
Depleção do nível começou ainda na década de setenta
Ambientalistas consideraram audiência pública uma farsa


Fonte: Reportagem Especial DIÁRIO DE CUIABÁ - http://www.diariodecuiaba.com.br/especial2.php?cod=4

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br