Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de dezembro de 2012

VAMOS ASSINAR O MANIFESTO "TIETÊ VIVO" PARA AJUDAR A SALVAR O RIO



MANIFESTO

Tietê Vivo: dez mandamentos para recuperar o rio de SP

A limpeza do Tietê e o retorno da vida aquática para o trecho urbano do rio não dependem, apenas, de políticas públicas. As atitudes da população também contam e, por isso, a SOS Mata Atlântica lançou o manifesto “Tietê Vivo – Compromisso de todos nós”, que sugere 10 mandamentos para adotarmos e, assim, ajudarmos na recuperação do curso d’água. Participe!

Há cerca de 20 anos, o maior abaixo-assinado da história do Brasil, que exigia do governo providências para a despoluição do Rio Tietê - considerado o mais importante curso d’água do Estado de São Paulo -, culminou em uma série de obras que, até 2020, podem viabilizar o retorno da vida aquática para o trecho urbano do Tietê. Mas, para que o sucesso do projeto esteja garantido, ainda falta uma conquista fundamental: o compromisso da sociedade com a causa.

Esta é a meta do manifesto Tietê Vivo - Compromisso de todos nós*, lançado pelaFundação SOS Mata Atlântica - em parceria com órgãos governamentais, como a Sabesp - com a intenção de conscientizar a sociedade sobre a importância de adotarmos práticas no dia a dia que contribuem para a limpeza do rio e, consequentemente, para o retorno da vida aquática ao trecho urbano do curso d’água.

O manifesto sugere que os cidadãos se comprometam a seguir os 10 mandamentos do Tietê Vivo no dia a dia e, assim, participem ativamente da recuperação do rio. São eles:

- Monitorar as iniciativas do poder público que visam à despoluição do Tietê;
- Adotar práticas de uso racional da água;
- Preservar os mananciais;
- Defender a conservação das várzeas do rio e das matas ciliares do Tietê;
- Participar de programas de reciclagem e coleta seletiva de lixo;
- Defender a causa da redução do lixo e do seu descarte em local adequado;
- Consumir produtos de empresas que respeitam o meio ambiente;
- Manter a residência conectada à rede pública de esgoto;
- Difundir o manifesto Tietê Vivo para amigos, familiares e colegas das redes sociais e
- Estabelecer como meta ver o Tietê livre de sujeira e poluição e se colocar como peça fundamental para esta mudança.

Para participar do manifesto, basta assiná-lo na página do Tietê Vivo no Facebook. Até agora, mais de seis mil pessoas já aderiram à causa na rede social. Participe você também!

*Tietê Vivo - Compromisso de todos nós 





































BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br