Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de janeiro de 2013

AUGUSTO CARNEIRO É GENTE QUE FAZ! 90 ANOS DEFENDENDO O MEIO AMBIENTE NO RS


Orgulhoso por já ter tido “a maior biblioteca de ecologia do Brasil”, Carneiro lamenta que hoje o futebol é considerado mais importante que a luta em defesa do ambiente.

Ao comemorar 90 anos, Augusto Carneiro projeta e aconselha maior participação ambiental

Adriane Bertoglio Rodrigues (*)
Estar presente em todos os acontecimentos ambientais da cidade é o projeto de vida revelado pelo pioneiro do movimento ambiental, Augusto Carneiro, que comemorou 90 anos no último dia 31 de dezembro. Carneiro, um dos fundadores da Agapan ao lado de Lutzenberger, recebeu homenagem no sábado, dia 5 de janeiro, na Feira dos Agricultores Ecologistas, no bairro Bonfim, em Porto Alegre. 
O ‘Parabéns’ contou com a participação de ecologistas e amigos de Carneiro, que segue incansável na defesa da natureza, distribuindo panfletos e vendendo livros, “tudo de ecologia”, diz ele, que há mais de 20 anos participa da Feira.
Carneiro iniciou militância ambiental “por casualidade”, lendo as crônicas de Henrique Luiz Roessler no Correio Rural. “Li todas as crônicas”, afirmou, ao lembrar que sua admiração pelo patrono da Ecologia é por Roessler encarar “além da natureza, representando uma nova frente política”. Com Lutzenberger, Carneiro destaca a prática. “Com Lutz, a defesa da natureza acontecida com praticismo, juntando o ajardinamento ecológico, prática que defende os ciclos naturais, além da comum proteção e da limpeza dos locais”, observa, ao salientar que “nunca abandonamos a ecologia, seja em viagens, propagandas e discussões”.
MENOS LIXO
Orgulhoso por já ter tido “a maior biblioteca de ecologia do Brasil”, Carneiro lamenta que hoje o futebol é considerado mais importante que a luta em defesa do ambiente. Segundo ele, “temos a contribuição de Deus em todo o mundo, fazendo inundações todos os dias, mas o ser humano não está se importando porque é um burro”, lamenta, ao dizer que, além do futebol, a superpopulação se deixa desviar para outros pensamentos.
No alto dos seus 90 aos, Carneiro defende que as pessoas se mantenham atentas aos desastres, que analisem e participem dos movimentos ambientais e, para ele, o principal é evitar o lixo nas ruas e nos rios. “É demais o lixo que produzimos”, afirma, criticando o descuido do lixo pelas próprias autoridades, “omissas propositais”. Para Carneiro, “o lixo, que a cada dia entope rios e contamina as águas, é uma das campanhas mais fáceis e que requer menos trabalho para articular, mas as autoridades não enfrentam”.
Carneiro, após muitas fotos e bate-papo com amigos e parceiros da luta ambiental, aconselha a participação nos movimentos em defesa da natureza. “A participação ainda é a melhor solução. Não é cara nem impossível, só basta vontade”, finaliza. 
(*) Da Assessoria de Imprensa da Agapan

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br