Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de janeiro de 2013

DEBATENDO O "PLANO SAFRA" DO MINISTÉRIO DA PESCA


MATÉRIA POSTADA POR NÓS NO FÓRUM FONASC-CBH

 
De: fonasc.cbh@grupos.com.br [mailto:fonasc.cbh@grupos.com.br] 
Em nome de sosriosdobrasil@yahoo.com.br
Enviada em: sábado, 12 de janeiro de 2013 15:43
Para: fonasc.cbh@grupos.com.br
Assunto: [[FONASC-CBH]] VAMOS AJUDAR OS PESCADORES E AQUICULTORES DE NOSSAS COMUNIDADES A PARTICIPAR DESTE PROJETO
 
 
Amigos do FONASC-CBH:
 
Com satisfação vejo um Ministro do Governo lançando um plano na área ambiental, que poderá ajudar muito nossos sofridos 
pescadores e produtores de nossas colonias de pesca, sindicatos e barrancas de rios, praias, reservatórios e lagos.
 
Considerando que há muitos anos as iniciativas governamentais na área ambiental não são bem sucedidas (veja-se: saneamento básico - "PACs", proteção de florestas, despoluição de rios, destino final de resíduos sólidos, prevenção de acidentes naturais e outros), por falta de empenho e capacidade das prefeituras e governos em fazer projetos, buscar verbas e gerenciar obras e também porque, POLÍTICO BRASILEIRO prefere fazer praças, parques, asfaltos, estádios de futebol e outras obras que dão destaque e apareçam, ao invés de projetos ambientais que, segundo eles, "não aparecem" e "não dão votos", convoco os defensores de nossas bacias hidrográficas para que ajudem a chegar as informações do "Plano Safra" até os nossos pescadores e aquicultores, em suas comunidades.
 
Vamos apostar nesse Ministro da Pesca e Aquicultura e também nesse seu plano que pode ajudar muito essa gente esquecida, que trabalha nas águas de nossas bacias hidrográficas!
 
Prof. Jarmuth Andrade
 
 
DO BLOG SOS RIOS DO BRASIL:

  
                           **************************

MENSAGEM NO FÓRUM FONASC-CBH


De: nycz
Para: fonasc.cbh@grupos.com.br 
Enviadas: Domingo, 13 de Janeiro de 2013 6:36
Assunto: RES: [[FONASC-CBH]] VAMOS AJUDAR OS PESCADORES E AQUICULTORES DE NOSSAS COMUNIDADES A PARTICIPAR DESTE PROJETO

Professor,
 
Seria bom aproveitar a oportunidade para perguntar ao Ministro o que está fazendo para coletar dados e informar a população sobre os níveis de mercúrio encontrados nos peixes da costa brasileira.  Afinal, informar a população que existe contaminação é uma forma de promover a ação para combate-la.  Mas só se esperaria isso se fosse um ministério responsável, um ministro responsável, e houvesse uma política responsável.
 
Decididamente não podemos dizer que seja um governo federal responsável.  Na negociação final sobre o tratado global do mercúrio que acontece na semana que vem, que visa banir o uso de mercúrio em produtos e processos, e reduzir as emissões (já que os peixes em todo o mundo estão aparecendo com altos níveis de mercúrio) – o governo brasileiro está fazendo o papelão de sempre:  defende a continuidade da mineração primária de mercúrio na China e no Quirguistão, defende a continuidade quase eterna do uso de mercúrio em termômetros e medidores de pressão sanguínea  defende a continuidade do uso de mercúrio em vacinas no máximo prazo possível (mais de 20 anos, se puder).  Resumindo, defende que o tratado fique ridiculamente inútil e que não controle absolutamente nada.  E fará de tudo para não implementá-lo, caso assine e ratifique. Isso pode se chamar de “governo” ou não seria melhor chama-los de inimigos do povo brasileiro?
 
Zuleica Nycz
Coalisão TOXISPHERA_APROMAC

                      **************************

NOSSA RESPOSTA:

Cara Dra. Zuleica Nycz,

Vamos enviar ao Ministro (que não conheço, não represento e nem defendo, apenas gostei do seu Plano Safra, por valorizar e ajudar nossos pescadores), suas sábias e importantes considerações e pedir que mande localizar ou levantar as pesquisas que devem existir em nossas Universidades e/ou ONGs sobre os níveis de mercúrio encontrados nos peixes da costa brasileira e repassar pela mídia, essas informações à nossa população.

Além dessa atitude, vamos mais além, tomando mais uma ATITUDE PRÓ-ATIVA:  coloco meu Blog SOSRiosBr, que tem hoje 1.654 seguidores diários, interessados nos recursos hídricos e uma média de visitação diária de mais de 10.000 internautas, para que a Dra. Zuleica Nycz, seus amigos e colegas especialistas e conhecedores do assunto: "níveis de mercúrio no pescado brasileiro",  publiquem artigos, pesquisas, estatísticas, denúncias e informações gerais, que certamente chegarão a muitas comunidades, em especial escolas, grupos comunitários e ONGs, onde as informações sobre nossas águas são analisadas, estudadas e repassadas aos seus moradores e participantes, como parte de nosso pequeno trabalho de educação ambiental à distância.

Apenas solicito que as matérias sugeridas acima sejam numa linguagem mais simples e menos técnica do que as disponíveis nos nossos centros Universitários, pois a nossa comunicação é dirigida para gente sem experiências e conhecimentos acadêmicos.

Obrigado por suas considerações e valiosa colaboração!  Aguardo os artigos e matérias!
  

Saudações eco-fluviais

Prof. Jarmuth Andrade



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br