Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de abril de 2013

Consórcio das bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí


Foto: Del Rodrigues/AAN
Técnicos pleiteiam um aumento para 15 mil litros por segundo para suprir demanda

O Consórcio PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) assinará nesta quinta-feira (25), no Teatro Paulo Autran, em Americana (SP), convênio com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para estudo sobre alternativas na busca de ampliação da oferta hídrica do Sistema Cantareira e outros mananciais. 

O sistema é um complexo de cinco represas e um importante produtor de água para dois dos principais parques industriais do país: bacias PCJ e do Alto Tietê, onde está a Grande São Paulo.

A assinatura para início das atividades será realizada entre o presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, e o engenheiro civil e professor doutor da Unicamp, Antônio Carlos Zuffo, que também será o responsável pela condução dos estudos, que terão um ano para ser concluídos. 

O objetivo dessa iniciativa é subsidiar com informações adicionais os envolvidos com a renovação da outorga do Cantareira, no caso, a Agência Nacional de Águas, o governo de São Paulo, por meio do Departamento de Água e Energia Elétrica, a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e da Sabesp, o governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

Na descrição das atividades do documento que oficializa o convênio, consta "ampla cooperação entre os partícipes, com a finalidade de consultoria técnica visando apoio ao programa de monitoramento das águas com foco em estudos hidrológicos e melhorias na operação de reservatórios, com destaque ao Sistema Cantareira, uma vez que, pretende-se estudar regras operativas para o Sistema Cantareira e as bases para a renovação da outorga de tal sistema em 2014.
Mobilização

O Consórcio PCJ tem mobilizado a com unidade e sociedade civil organizada sobre a importância das negociações da renovação da outorga do Cantareira para a disponibilidade hídrica das Bacias PCJ, sobretudo no momento de crescimento que vive a economia, com mais empresas se instalando na região, e a implantação de megaprojetos, como a ampliação do Aeroporto de Viracopos e o Trem de Alta Velocidade, na Região Metropolitana de Campinas, uma das áreas mais importantes do Brasil, com participação de quase 8% do Produto Interno Bruto paulista e, quando somado ao dos outros municípios das bacias PCJ, representam 7% do PIB nacional.

Em 2012, foram organizados dois eventos de esclarecimentos sobre o assunto pelo Consórcio PCJ, com o apoio dos Comitês PCJ e de outros organismos e de instituições públicas e privadas, em formato de Talk-Show, com a participação de representantes dos entes envolvidos com a negociação da renovação da outorga ao lado de estudiosos, que debateram a atual situação do Sistema Cantareira e possíveis alternativas.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br