Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de abril de 2013

PROJETO PREVÊ 186 QUILÔMETROS DE HIDROVIAS EM TORNO DA GRANDE SP



marginal-tiete-abril02
Buscando explorar possíveis soluções para a mobilidade urbana e para o transporte de cargas, o governo do Estado de São Paulo anunciou que dará início no mês de junho à construção de uma eclusa na barragem da Penha, localizada na zona leste de São Paulo. Com previsão para ser entregue no fim de 2014, mais de 14 quilômetros do Rio Tietê estarão capacitados para receber barcaças com o término das obras.

Governo de SP iniciará obras na hidrovia do Rio Tietê

Obra prevista para iniciar em junho deve ser concluída no final de 2014; um dos principais rios do Estado terá 14 quilômetros capacitados para receber barcaças
16/4/2013
Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil

O empreendimento receberá cerca de R$ 100 milhões em investimentos, aproximadamente a quantia que se economiza em um ano ao deixar de fazer o transporte do lixo do Tietê por caminhões.
A construção de diques que viabilizam a passagem de embarcações entre diferentes níveis de água faz parte do projeto do Hidroanel Metropolitano. Quando a obra for concluída, será possível navegar por 58 quilômetros do Tietê, o que significa ir de São Miguel Paulista, na zona leste, até Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo.
A operação na Penha também trará benefícios em relação à retenção de água da chuva. Estima-se que o projeto poderá armazenar uma quantidade equivalente a 65 piscinões do Pacaembu.
A navegação do Tietê é parte de um plano que prevê 186 quilômetros de hidrovias em torno da Grande São Paulo. Além do principal rio da capital, as barcas usariam o Rio Pinheiros e as Represas do Guarapiranga, Billings e Taiaçupeba. Para formar um círculo completo, também será preciso construir um canal de 16 km entre Ribeirão Pires e Suzano. A passagem pelo espigão de 30 metros de altura entre as duas cidades exigiria um curso de água artificial com uma solução parecida com a do Canal do Panamá, entre os Oceanos Atlântico e Pacífico.
Com informações do jornal O Estado de São Paulo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br