Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de abril de 2013

SOS RIO PARAÍBA DO SUL: APENAS 10% DAS CIDADES DO RJ TRATAM OS ESGOTOS

Vista do Rio Paraíba do Sul em Barra Mansa, no RJ (Foto: Paola Fajonni/G1)
Vista do Rio Paraíba do Sul em Barra Mansa, no RJ (Foto: Paola Fajonni/G1)


Cidades do Sul do RJ tratam só 10 % do esgoto
22/04/2013
Número está acima da média do estado do RJ, de 5,7%. Bacia do Rio Paraíba do Sul sofre mais com efluentes domésticos

Ele é uma paisagem constante, presente desde muito antes das cidades que corta serem conhecidas como são. O Rio Paraíba do Sul e sua bacia hidrográfica -- os riachos, córregos e ribeirões que deságuam nele -- abrangem 19 cidades no Sul Fluminense, de Itatiaia a Três Rios. Destas, apenas quatro têm algum tipo de tratamento do esgoto, o que representa 10% do total.

Segundo o Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, ligado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), um milhão de pessoas do Sul do RJ usam a água da bacia para abastecimento. 

Além dos dejetos das casas, a região também joga no  rio resíduos de indústrias – que, apesar de representarem uma das principais atividades econômicas da área, poluem menos. "Dados apontam que o esgoto doméstico é o mais poluente, porque as empresas são obrigadas a tratar, não podem descartar esse material em águas fluviais, por exemplo”, diz Vera Lúcia Teixeira, presidente do comitê.

Barra Mansa, Volta Redonda, Resende e Rio das Flores são as quatro cidades da região que têm iniciativas já em andamento para o tratamento de esgoto. Ficam de fora dessa lista Itatiaia, Porto Real, Quatis, Pinheiral, Valença, Comendador Levy Gasparian, Rio Claro, Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Miguel Pereira, Paty dos Alferes, Paraíba do Sul, Três Rios e Mendes.

Vera Lúcia aponta que o tratamento do esgoto permite a recuperação do rio, mas além de melhorar a qualidade da água, é preciso aumentar a quantidade de água disponível no Paraíba do Sul, o que formaria um ciclo de melhorias. Um passo para isso é ampliar a área de floresta no entorno. “Hoje o desmatamento é um problema seríssimo. Reflorestar significa aumentar a capacidade de infiltração de água, de abastecimento dos lençóis freáticos”, explica Vera Lúcia.

Tratamento de esgoto nos estados
Ao todo, a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul abrange 184 municípios, sendo 57 no estado do Rio de Janeiro, 39 no de São Paulo e 88 no de Minas Gerais. Os três têm dificuldades em tratar o esgoto. De acordo com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul  (Agevap), vinculada à Agência Nacional de Águas do governo federal, a estimativa é que um bilhão de litros de esgoto sejam despejados por dia na bacia do Paraíba. Desse total, são tratados 5,7% dos efluentes que têm origem no estado Rio de Janeiro, porcentagem inferior a Minas ( 7,2% ) e muito abaixo de São Paulo ( 54,3% ).

Para Juliana Fernandes, gerente de recursos hídricos da Agevap, o maior desafio em dar o destino certo ao esgoto está na criação de estruturas adequadas. "A grande dificuldade é a implementação das obras, tendo em vista a fragilidade dos municípios. Há recursos, no entanto faltam bons projetos e técnicos para acompanhá-los", afirma ela.
Fonte: G1 Sul e Costa Verde


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br