Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de maio de 2013

CEPAN ALERTA DE RISCO PARA EXTINÇÃO DA MATA ATLÃNTICA

Dia da Mata Atlântica é celebrado com 

alerta de risco para a extinção do bioma

Neste 27 de maio, Dia da Mata Atlântica, o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) alertou para a necessidade ações urgentes voltadas para conservação deste bioma, que na região Nordeste, mais precisamente ao norte do Rio São Francisco, sofre a maior ameaça de extinção.
Nessa região, conhecida como Corredor da Biodiversidade do Nordeste, o cenário de degradação da Mata Atlântica é preocupante. De acordo com o um mapeamento feito pelo Cepan, nas áreas que compreendem os municípios de Tamandaré, Palmares, Água Preta e São José da Coroa Grande, na Zona da Mata de Pernambuco, as APPs do Rio Una perderam quase 97% da sua cobertura florestal. Os dados foram apresentados em dezembro de 2012 e são resultado da Fase I do Projeto Memorial Descritivo para as Ações de Restauração Florestal da Bacia Hidrográfica do Rio Una.
Além de alertar para os problemas, o Cepan realiza, no próximo dia 29, os Diálogos pela Mata Atlântica. O evento, que acontece no Auditório do CEAGRI, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Bairro de Dois Irmãos, em Recife, tem como objetivo discutir o cenário atual da floresta atlântica do Corredor da Biodiversidade do Nordeste e as principais iniciativas de conservação deste bioma, que estão em curso na região. “Os diálogos tem trazem para Pernambuco temas estratégicos de conservação e criam uma agenda positiva de atividades entre os diferentes setores da sociedade,” pontua o diretor de projetos do Cepan, Severino Rodrigo Ribeiro.
Os Diálogos pela Mata Atlântica é um evento realizado elo Cepan, em parceria com a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Na programação, além de palestras com representantes do Cepan e da CPRH, haverá um debate sobre o A nova Lei Florestal Brasileira e suas implicações para a conservação da Floresta Atlântica, com a advogada Liza Baggio. (Fonte: Cepan) - CLIPPING AMBIENTE BRASIL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br