Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de maio de 2013

CONHECENDO MELHOR O RIO GRAVATAÍ - RS

Rio Gravataí (RS) Seu manancial abastece uma população de cerca de 1 milhão de pessoas. suas águas são utilizadas na indústria, nas lavouras, na criação de gado e nas atividades de lazer e recreação.

Dados digitais geoambientais da bacia do rio Gravataí

A gestão de bacias hidrográficas necessita de informações relativas a diferentes temas, as quais nem sempre estão disponíveis com qualidade e detalhamento adequados. A bacia hidrográfica do rio Gravataí, situada na região metropolitana de Porto Alegre, é uma das bacias do Rio Grande do Sul mais afetada por problemas relacionados à quantidade e qualidade da água. Por outro lado, provavelmente também seja a bacia contemplada com a maior quantidade e diversidade de mapeamentos temáticos no seu território.
Boa parte dos mapas disponíveis para a bacia do rio Gravataí foi produzida a partir de 1991, através de convênio firmado entre a Fundação Metropolitana De Planejamento (METROPLAN) e a então Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM, atualmente Serviço Geológico do Brasil) para desenvolver o Programa Técnico para o Gerenciamento da Região Metropolitana de Porto Alegre –PROTEGER.
Contando com a participação de uma equipe técnica multidisciplinar, o objetivo era incorporar efetivamente as características do meio físico ao planejamento regional e urbano, tais como declividade, geologia, geomorfologia, pedologia, formações superficiais e hidrogeologia, entre outros. A maioria dos mapas foi produzida originalmente em papel, mas a disseminação dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) logo levou à necessidade de tê-los em meio digital.
Com vistas a potencializar seu uso, a METROPLAN tomou a iniciativa de estruturar em meio digital os mapas temáticos do PROTEGER,tarefa executada através do contrato n° 113/98, cujo objeto foi a “organização e geração de dados digitais geoambientais para o plano da bacia do rio Gravataí”. Passados esses anos, com incentivo da METROPLAN e do Comitê Gravataí, temos a satisfação de disponibilizar à comunidade os mapas temáticos estruturados para uso em SIG.
Selecione abaixo os temas que deseja baixar e os documentos técnicos originais que deram origem aos respectivos mapas. Recomendamos também a leitura dos metadados dos arquivos digitais a fim de poder manuseá-los corretamente em SIG.
Tema
Metadados
Documento original

Para citar o material, pedimos a gentileza de usar a seguinte referência:
Weber, E.J.; Hasenack, H. 2013. Estruturação de dados digitais geoambientais da bacia do rio Gravataí. Porto Alegre, UFRGS-IB-Centro de Ecologia. ISBN 978-85-63843-09-8. Disponível em http://www.ecologia.ufrgs.br/labgeo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br