Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de maio de 2013

Florestas são importantes mas não compensam emissões de CO2

30/05/2013

Especialistas mundiais em mudanças climáticas tem jogado água fria na ideia de que plantar árvores pode compensar as emissões de dióxido de carbono provenientes de combustíveis fósseis.

Se mal definidos, reflorestamentos podem legitimar o uso contínuo de combustíveis fósseis.

O professor Brendan Mackey do Programa de Respostas às Mudanças Climáticas da Universidade Griffith é o principal autor de um estudo internacional envolvendo pesquisadores da Austrália e do Reino Unido. Suas descobertas foram relatadas na "Desembaraçando a confusão em torno da ciência do carbono da terra e política de mitigação das mudanças climáticas", publicado na revista Nature Climate Change.

"Enquanto proteger e restaurar florestas naturais são parte da solução, a realidade é que, para todos os efeitos práticos, as emissões de CO2 por combustíveis fósseis são irreversíveis", disse o professor Mackey.

Os achados apontam para a necessidade urgente dos decisores políticos em todo o mundo repensarem a questão de como muitos tomadores de decisões, nacional e internacionalmente, assumem que as emissões de combustíveis fósseis podem ser compensadas ​​através de sequestro de carbono com o plantio de árvores e outras práticas de manejo da terra.

"Há um perigo em acreditar que sequestradores de carbono em solo podem resolver o problema das emissões de carbono na atmosfera, porque isso legitima o uso contínuo de combustíveis fósseis", disse o professor Mackey.

O estudo descobriu que a proteção das florestas naturais evita emissões resultantes do desmatamento e da exploração madeireira, conservando biodiversidade. A restauração de ecossistemas degradados ou o plantio de novas florestas ajuda a armazenar parte do dióxido de carbono que foi emitido a partir das atividades no uso da terra no passado.

"Estas ações de gestão do solo devem ser recompensadas, por serem uma parte importante da solução", disse Mackay.

"Entretanto, restaurações ou cultivos de novas árvores, não compensarão as emissões de CO2 devido as taxas de crescimento das plantas e as grandes reservas remanescentes de combustíveis fósseis.

"Infelizmente não há outra opção senão reduzir cerca de um terço do CO2 presente na atmosfera por 2 a 20 milênios."

Mais informações: "Desembaraçando a confusão em torno da ciência do carbono da terra e política de mitigação das mudanças climáticas" por Brendan Mackey et al. Nature Climate Change doi: 10.1038/nclimate1804.
Jornal de referência: Nature Climate Change

Fonte: Phys
Link to Instituto EcoFaxina
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br