Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de junho de 2013

A TEMPORADA 2013 NO RIO ARAGUAIA NÃO SERÁ A MESMA SEM O ACAMPAMENTO SOL


A temporada do Araguaia este ano não terá o sol


DIÁRIO DA MANHÃ
GARIBALDI RIZZO

Fiquei triste ao saber que este ano não teremos nas praias do Araguaia o tradicional Acampamento Sol. Frequento o Araguaia desde o ano de 1974, e acompanhei a trajetória dos fundadores deste empreendimento turístico, Elder Camargo e Antolina Borges, a tia Tó. No site do Acampamento encontramos um pouco da trajetória dos dois:

“A história de Elder e Antolinda junto ao Araguaia teve início na juventude, quando viajavam em missões com frei Reginaldo, realizando trabalhos de assistencialismo, na década de 60, aos índios e ribeirinhos. A partir daí eles passaram a organizar acampamento no Araguaia com suas famílias e amigos. 
A parceria se deu, a partir de 1972, quando os dois com um grupo de amigos montaram o Acampamento Areia (Acampamento Recreativo e Esportivo Índio do Araguaia), que veio a ser dissolvido em 1978. Elder e Antolina uniram-se então e montarem um empreendimento, precursor desse ramo que para a época era um tanto ousado, o Acampamento Sol.

Escritor e pesquisador sobre história, arte, folclore e artesanato do estado de Goiás, Elder Camargo de Passos  representa o acervo histórico da Cidade de Goiás-GO. Formado em Direito, pela Universidade Católica de Goiás, atuou como turismólogo assumindo cargos como o primeiro gerente do Hotel Vila Boa e a presidência da Empresa de Turismo do Estado de Goiás (Goiastur). 
Além de ser formador, do Conjunto Goyazes de Músicas Folclóricas e Tradicionais de Goiás, Elder foi um dos fundadores do Museu de Arte Sacra de Goiás. Como presidente da Ovat, conduziu a  instituição que é a responsável pela realização da Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás-GO, o evento que atrai maior número de turistas para a cidade, introduzido nas celebrações da Semana Santa.

Antolina Baia Borges, mais conhecida como Tia Tó, atuou como funcionária do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Ministério da Cultura que tem a missão de preservar o patrimônio cultural brasileiro – durante muitos anos, onde exerceu grande participação para a conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade para Cidade de Goiás-GO. Atuou como  diretora do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, onde se encontra a maior coleção de obras do escultor Veiga Valle, hoje com mais 100 peças. Ainda atuou em cargos junto a outras instituições como a Ovat, e a presidência da Associação dos Restaurantes, Pousadas, Hotéis e similares da Cidade de Goiás (Arphos), instituição que organiza dentre outros o Festival Gastronomia e Cultura da cidade. 

No ano de 2011 deixou a sociedade do Acampamento. O Sol é um empreendimento que a mais de 30 anos vem fazendo sucesso e história às margens do Rio Araguaia, através dos esforços de seus proprietários, oferecendo conforto e funcionalidades para os visitantes.”
Foram os pioneiros neste tipo de atividade turística ecológicamente correta e sustentável.

Queremos com este artigo, de hoje, prestar uma homenagem a estes dois personagens da história de Goiás, que lutaram e defenderam ao longo de suas vida o patrimônio material , natural e cultural de nosso Estado, acompanhei-os  de perto ao longo destes anos que frequentei as temporadas nas brancas areias deste importante rio, estendo este cumprimento aos familiares que também estiveram presentes lado a lado, e desejar ao Elder pleno restabelecimento de sua saúde, para que no ano que vem o Sol possa brilhar, de novo, na temporada do Araguaia.

(Garibaldi Rizzo, arquiteto; urbanista; presidente – Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Goiás) - http://arquivo.dm.com.br/texto/gz/122291


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br