Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de junho de 2013

EXPEDIÇÃO PELO RIO DAS VELHAS CHEGA A SETE LAGOAS (MG)

A ação vai percorrer 36 localidades da bacia hidrográfica do rio das Velhas - Foto: Arquivo Ecológico

A ação vai percorrer 36 localidades da bacia hidrográfica do rio das Velhas - Foto: Arquivo Ecológico


Expedição percorre o Rio das Velhas




20/06/2013 - por Redação Agência Minas

A "Expedição Nadando com o Theo pelo Velhas" chega, nesta sexta-feira (21), em Sete Lagoas, depois de passar por Baldim e Funilândia, municípios da região central de Minas. A ação, que integra o Projeto Estratégico do Governo de Minas - Meta 2014, percorre as cidades que fazem margem com o rio das Velhas e promove ações de educação e mobilização ambiental junto às comunidades.
Participa da expedição a mascote Theo, o peixinho legal, símbolo da qualidade das águas e da revitalização das bacias hidrográficas de Minas Gerais. De forma lúdica, o projeto promove a mudança de atitudes por meio da adoção de práticas ambientalmente corretas, dando oportunidade para que a comunidade contribua com a recuperação e preservação da bacia do rio das Velhas.
A expedição permanece durante todo o dia em Sete Lagoas, onde serão realizadas ações educativas e de mobilização junto às escolas do ensino fundamental e médio. Gestores públicos e a comunidade também terão a oportunidade de acessar informações sobre a importância da preservação e conservação da bacia na Unidade Móvel Expresso das Ideias e nas tendas instaladas em pontos estratégicos, que servem como espaço de convivência.
A ação vai percorrer, até o final de 2013, 36 localidades da bacia hidrográfica do rio das Velhas, com a apresentação do programa de educação ambiental, espetáculo infantil, bate papo ambiental e atividade musical para todas as idades. Também são distribuídos folders educativos, banners, camisetas e bonés.
Na primeira etapa, que acontece de 13 de maio a 21 de junho, a equipe de mobilização já percorreu os municípios de Várzea da Palma (Barra do Guaçuí), Lassance, Beltrão, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Santo Hipólito, Monjolos, Nossa Senhora da Glória, Curvelo, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Cordisburgo, Santana do Pirapama e Jequitibá. Clique aqui para acompanhar as aventuras da mascote pelas cidades.
A segunda etapa da expedição acontece em agosto e setembro de 2013 e vai percorrer os municípios de Confins, Matozinhos, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia, Belo Horizonte, Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto.

A mascote Theo
Nas margens do rio São Francisco, na Vila Afrânio, nasceu, em 1937, José Theodomiro de Araújo. Sua paixão pelo rio definiu os rumos da sua vida: formou-se em agronomia em 1959, foi nomeado para a Comissão do Vale do São Francisco em 1960 e explorou cada centímetro do vale e da cultura do seu povo até o final de sua vida.
José Theodomiro acreditava na importância de sensibilizar a comunidade, tornando-a “cuidadores do rio”. Pela defesa do rio, recebeu a cidadania baiana e sergipana, além do título de Personalidade Símbolo do Vale do São Francisco, concedida pelo governo federal. Falecido em 2003, era conhecido pelos barranqueiros como “O Velho do Rio”.

Diante dessa história, foi criado o personagem Theo, o peixinho legal, que é a mascote da equipe estadual de Fiscalização da Pesca para promover ações educativas e de mobilização social. Agora, Theo trabalha com a equipe de mobilização do Projeto Estratégico Meta 2014 em busca da preservação das águas da bacia hidrográfica do rio das Velhas e da conscientização ambiental de sua população.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br