Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2013

MINISTRO DA PESCA VAI CONHECER O SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL (SIMA)


Brasil desenvolve tecnologia para 
monitorar parques aquícolas

O ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, estará amanhã, quinta-feira (27) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, cidade do Vale do Paraíba, a 98 quilômetros de São Paulo, para conhecer o Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental (SIMA), a ser adotado a partir de julho deste ano no reservatório de Furnas, no sul de Minas Gerais.
A iniciativa permitirá estabelecer um modelo de monitoramento e avaliação de impactos na criação de peixes em tanques-rede em reservatórios públicos. Além disso, contribuirá para a realização de Boas Práticas de Manejo (BPM) e para a gestão produtiva e ambiental de parques aquícolas.
Desenvolvido com tecnologia nacional, o sistema envolve seis sondas para o monitoramento da qualidade da água em quatro braços do reservatório de Furnas, onde ocorre a criação de pescado.
No futuro, o sistema poderá ser adotado em todos os parques aquícolas existentes ou a serem implantados no Brasil.
 “Este sistema tem enorme importância para a aquicultura nacional, já que permitirá o monitoramento ambiental contínuo e viabilizará a proposição do Ministério de dispensar de licenciamento ambiental os parques aquícolas implantados em até 0,5% da lâmina d’água dos reservatórios”, recorda Maria Fernanda Nince Ferreira, secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do MPA.
Atualmente o Brasil conta com aproximadamente 200 grandes reservatórios que podem ser utilizados para a produção de pescado em gaiolas (tanques-rede). Caso sejam aproveitados para a atividade, eles podem tornar o País um dos maiores produtores de peixe do mundo.

Rede de Monitoramento 
Para Celso Manzatto, chefe da Embrapa Meio Ambiente, o trabalho em Furnas é um passo importante para a criação de uma rede nacional de monitoramento de parques aquícolas.  A coordenadora e pesquisadora desta unidade da Embrapa, Fernanda Sampaio, explica que Furnas receberá uma sonda maior (Sima) – já desenvolvida pelo INPE há mais de 15 anos, para monitoramento ambiental, capaz de transmitir dados via satélite – e ainda cinco sondas menores, especialmente desenvolvidas para o monitoramento de parâmetros de interesse da aquicultura, batizadas de SIMA Aquicultura. Elas serão imersas, a partir de plataformas flutuantes, nas águas dos parques aquícolas de Guapé 1 e 2, no município mineiro de Guapé.
As sondas menores são capazes de registrar parâmetros da qualidade da água como PH, oxigênio dissolvido, temperatura em 15 profundidades, condutividade e turbidez. A maior, além destes parâmetros, verifica a radiação solar, a pressão atmosférica, a umidade relativa do ar e a direção e magnitude dos ventos. Os trabalhos indicarão se as sondas menores, mais baratas, serão suficientes para atender a demandas da aquicultura.
Segundo Fernanda Sampaio, as sondas mostrarão não apenas a influência da aquicultura no meio ambiente como também a de outras atividades produtivas na região, como a agricultura. As sondas também prometem se transformar em uma ferramenta de gestão para os aquicultores. “A detecção de uma corrente de ar frio, por exemplo, pode indicar aos produtores que não será necessário dar ração no momento aos peixes, porque com a temperatura da água mais baixa eles deixam o alimento de lado”, explica. No projeto, o MPA está investindo recursos da ordem de R$ 1,4 milhão e a Embrapa uma contrapartida de R$ 400 mil.

Parcerias 
Na solenidade no INPE, que inclui palestras e visitas, estarão presentes, entre outros, Maria Fernanda Nince Ferreira, secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do MPA; Aline Brun, diretora do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Águas da União do MPA, Ladislau Martins Neto, diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa; Roberto Cavalcante, Secretário de Biodiversidade e Floresta do MMA; Celso Vainer Manzatto, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente; Marcelo Marandi; chefe de Pesquisa da Embrapa Meio Ambiente, e os pesquisadores João Scorvo  e Célia Scorvo, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
O projeto SIMA tem a colaboração de diversas instituições parceiras, como Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Centro Universitário da Fundação de Ensino Otávio Bastos (Unifeob), Faculdade de Jaguariúna (FAJ), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Universidades Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Instituto Brasileiro de Veterinária.

Programação
9h40 – Palestra sobre o uso de tecnologias espaciais como ferramenta para o monitoramento da aquicultura – José Stech e João Lorenzetti – pesquisadores do INPE
10h – Palestra sobre o sistema de monitoramento ambiental da aquicultura em água da União: o papel da Embrapa – Celso Vainer Manzatto – chefe geral da Embrapa Meio Ambiente
10h40 – Visita ao Laboratório de Integração de Satélites
11h20 – Visita a Divisão de Manufatura (DMF) e Inauguração da Plataforma SIMA-Aquicultura  
Local:  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE
Av. dos Astronautas, 1758 – Jardim da Granja
São José dos Campos, SP

MAIS NOTÍCIAS SOBRE MINISTÉRIO DA PESCA:


MPA dá celeridade à implementação de 43 áreas aquícolas marinhas no Ceará26 Junho 2013
Ministro Crivella assina acordo de cooperação técnica para realização do Iº Torneio Nacional de Pesca...25 Junho 2013
MPA simplifica cadastramento dos aquicultores25 Junho 2013
Legislação exige embarcações no RGP25 Junho 2013
Ministro Crivella divulga Plano Safra no Amazonas nesta terça-feira24 Junho 2013
MPA amplia atendimento aos pescadores21 Junho 2013
Cursos à distância formam hoje mil técnicos em pesca e aquicultura20 Junho 2013
Torneio de pesca MPA-ANEPE acontece em outubro19 Junho 2013
Tecnologia israelense aumenta segurança e produtividade em criatórios de pescado14 Junho 2013
Esclarecimento do Ministério da Pesca e Aquicultura sobre a Feira Nacional do Camarão (Fenacam)14 Junho 2013

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br