Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2013

NA I KAIAKADA NO RIO ARAGUAIA FORAM 80 KM DE CANOA A REMO

Participantes da I Kaiakada no Rio Araguaia, em São Miguel
Participantes da I Kaiakada no Rio Araguaia, em São Miguel



SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA

I Kaiakada no Rio Araguaia faz apelo por Turismo Sustentável

Iniciativa inédita visa orientar turistas a utilizar as belezas do rio com respeito

Sheilismar Ribeiro


Com percurso de 80 quilômetros de contemplação da natureza ao ritmo de uma descida de canoa a remo, com participação de oito amantes da modalidade e do desenvolvimento sustentável, além do acompanhamento da equipe de apoio foi realizado pela Sociedade de Amigos do Rio Crixás - a Sarc a I Kaiakada de São Miguel do Araguaia. 

A Sarc é uma entidade sem fins lucrativos e que visa a preservação do Meio Ambiente e acredita que a Educação Ambiental é a melhor maneira de conseguir conciliar: desenvolvimento X tecnologia X meio ambiente.

A iniciativa foi realizada em dois dias de remadas pelas águas do Rio Crixás, com saída da ponte que liga São Miguel do Araguaia à Mundo Novo de Goiás, próximo à Polícia Militar Ambiental no sábado (22) pela manhã e seguiu para o Rio Araguaia com chegada no dia seguinte, domingo (23), no Porto de Luiz Alves. 

De acordo com o presidente da Sarc, Enivaldo da Silva, popular Sula biólogo, o objetivo principal da realizaão é buscar minimizar os impactos ambientais, ou seja, o desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente,  quesurgiu a partir da evolução humana. "Nos primórdios da humanidade o homem mantinha uma relação de submissão com o meio ambiente. 

Com o passar do tempo o homem descobriu o fogo, depois passaram a cultivar alimentos e criar animais, para plantar e para o gado pastar era necessário derrubar árvores de determinados lugares, essa madeira foi utilizada para abrigos e lenha e assim vem acontecendo gradativamente, porém por muito anos, sem preocupar com a reposição da natureza", creditou Sula. 

Sensível à causa da entidade e com gestão voltada ao ecoturismo sustentável a prefeita Adailza Crepaldi que, enquanto vereadora na gestão anterior propôs Projeto de Lei reconhecendo legalmente a entidade como Utilidade Pública Municipal, destacou a importância da ação e do apoio da Prefeitura de São Miguel do Araguaia e de Mundo Novo de Goiás. 

"Em nome da nossa secretária do Turismo Lucivânia (Maria da Silva) e nosso presidente da pasta do Meio Ambiente, o Luiz Carlos, que também tem essa preocupação de desenvolver ações que promova o turismo local com sustentabilidade, além do vice-prefeito Volney (Gontijo - Mundo Novo de Goiás) agradeço aos idealizadores desse projeto e aos parceiros imbuídos no sucesso desse evento que pretendemos tornar tradicional na nossa região", argumentou Adailza. 

O bravo grupo de homens de boa fé resolveram formar o passeio de caiaques para limpar as margens do rio e observar o nível de degradação com o acúmulo excessivo de lixo e esquecimento por parte da população.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br