Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de junho de 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BARBARA D' OESTE E CONSÓRCIO PCJ PROTEGENDO OS MANANCIAIS

O Viveiro Municipal de Santa Bárbara d´Oeste ampliou neste ano a produção de mudas 


VIVEIRO MUNICIPAL DE 

SANTA BÁRBARA D’OESTE 

SE TORNA PARCEIRO NA 

PRODUÇÃO DE MUDAS 

PARA O CONSÓRCIO PCJ


Proteção aos Mananciais

O prefeito municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Dênis Eduardo Andia, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Rafael Piovesan, assinou o Acordo de Cooperação com o Consórcio PCJ e oficializar o viveiro municipal como o 16ª viveiro parceiro na produção de mudas nativas da entidade, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM).
Representando o Presidente do Consórcio PC J, Reinaldo Nogueira, estiveram presentes o vice-presidente do PPM, Hélio Figueiredo, o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, e o coordenador técnico, Guilherme Valarini, que também é responsável pelo programa.
O prefeito Denis enalteceu  a parceria com o Consórcio PCJ. “Essa parceria vem auxiliar Santa Bárbara d’Oeste na recomposição de tantos e tantos anos de uma política de degradação do meio ambiente frente ao avanço urbano que muitas vezes ocupam o espaço que sempre foi do meio ambiente”, comentou na ocasião.
O vice-presidente do Programa de Proteção aos mananciais deu as boas-vindas à cooperação de Santa Bárbara d’Oeste na produção de mudas e atentando que essa é a primeira parceria da nova diretoria do Consórcio PCJ, sob a gestão do Presidente da entidade e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira. “É uma parceria de extrema importância, no sentido de ampliarmos o programa, trazendo mais benefícios para a região e disseminando a importância do reflorestamento na preservação dos recursos hídricos”, disse Figueiredo.
Já o secretário de meio ambiente, acredita que a parceria com o Consórcio PCJ contribuirá na diversidade de espécies produzidas pelo viveiro municipal, melhorando dessa forma os reflorestamentos no município. “Soma muito agora, o ingresso do município junto aos demais viveiros dos municípios consorciados para melhorarmos a condição genética, é fundamental termos uma diversidade genética como forma de maior estabilidade ecológica”, atentou Piovesan.
O coordenador técnico do PPM entregou ao prefeito e ao secretário diversas sementes para o início da produção de mudas no viveiro. Valarini também destacou que mesmo antes da assinatura da parceria o Consórcio PCJ, auxiliou o município no fornecimento de mudas para reflorestamento urbano.
Pelo Acordo de Cooperação que o Consórcio PCJ possui com os viveiros, a entidade fornece apoio no fornecimento de insumos (saquinhos, sementes, ferramentas, dentre outros) voltados à produção, além do intercâmbio de informações e em contrapartida recebe as mudas nativas que serão utilizadas em projetos de reflorestamento em áreas de matas ciliares nas Bacias PCJ.
Além de Santa Bárbara d’Oeste, outros 15 viveiros municipais são parceiros nas ações de reflorestamento ciliar promovidos pela entidade e estão distribuídos pelas cidades de Rio Claro, Iracemápolis, Piracicaba, Capivari, Cosmópolis, Monte Mor, Sumaré, Limeira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Bragança Paulista, Analândia e Hortolândia, todas situadas no Estado de São Paulo e Camanducaia, apenas, em Minas Gerais.
O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ já plantou 3,7 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água. Através dessas parcerias o programa já forneceu nos últimos cinco anos, aproximadamente 700 mil saquinhos plásticos e mais de 800 kg de sementes de espécies nativas aos viveiros.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Consórcio PCJ

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br