Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de junho de 2013

SEMANA DO PESCADOR 2013 - COLÔNIA DE PESCADORES RECLAMA QUE VAZAMENTO DA TRANSPETRO DIMINUI A PESCA

Extensão da mancha do vazamento da Petrobras, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, pode chegar a 20 quilômetros
Foto: Jorge Mesquita
Extensão da mancha do vazamento da Petrobras, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, pode chegar a 20 quilômetros Jorge Mesquita -  Globo.com

Pescadores de São Sebastião (SP) alegam queda de 70% na pesca de camarões

Colônia afirma que problema é reflexo do vazamento de óleo em abril.
Oceanógrafo e Cetesb negam relação do problema com incidente.


Pescadores de São Sebastião reclamam de uma queda de 70% na pesca de camarões. Segundo eles, o problema foi registrado neste final de semana, o primeiro permitido para a pesca após o fim do período de defeso, que proibiu a pesca por dois meses para garantir a  reprodução da espécie.
Para a Colônia de Pescadores o problema é resultado do vazamento de combustível marítimo ocorrido em 5 de abril em um píer da Transpetro no Terminal Almirante Barroso (Tebar), que atingiu ao menos 11 praias.

“Hoje é o primeiro dia que os barcos estão voltando com mercadoria e a nossa expectativa era que cada barco trouxesse cerca de 500kg da espécie sete barbas e 100kg do camarão branco. Achamos que a queda tem relação com o derramamento”, afirmou o diretor tesoureiro da Colônia, Julio César Manoel Serpa, de 42 anos. Segundo Serpa, cada embarcação pescou cerca de 130kg das duas espécies juntas, o que daria para cobrir apenas as despesas.
“Cada barco tem cerca de mil a dois mil reais de despesa, e esse é o valor que vão trazer de pescaria, principalmente pela época do ano, quando o preço cai”, afirma o diretor. Segundo a colônia, o quilo do camarão varia de R$ 7 à R$ 25 nesta época. Serpa, que pesca no local há 25 anos, avaliou o começo de pesca como um dos piores que já viu. “Essa é uma das piores temporadas que já vi, e de junho a agosto temos normalmente o melhor período para pescar. Se já está ruim agora, imagina depois”, afirma.

Segundo o oceanógrafo e diretor do aquário de Ubatuba, Hugo Gallo Neto, de 47 anos, a falta do crustáceo pode estar ligada a uma série de fatores e ainda é cedo para afirmar a queda da safra. “Isso pode estar ligado ao período de defeso, a alguma situação natural e a poluição. A soma desses fatores pode resultar numa contínua diminuição”, afirma Neto.

De acordo com o oceanógrafo, o fim período de defeso no litoral está deslocado da época reprodutiva, que acontece cerca de dois meses antes. Entre os fatores naturais citados por Neto, está o surgimento de novas espécies marítimas que se alimentam de crustáceos, por exemplo.
Já a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que não há relação entre o vazamento e a falta de pescado. A Transpetro foi procurada e disse, por meio de nota, que continua atuando na região conforme o Plano de Ação e Monitoramento, acordado com a Cetesb.
(*) Colaborou Daniel Corrá
LEIA SOBRE O ACIDENTE DA TRANSPETRO:
Óleo vaza de terminal da Petrobras e atinge São Sebastião, litoral de São Paul


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br