Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de junho de 2013

SOS ANIMAIS MARINHOS ENCALHADOS NAS PRAIAS DO LITORAL


Turistas preferiram tirar fotos ao lado do animal em vez de procurar ajuda Foto: CNN / Reprodução
Turistas preferiram tirar fotos ao lado do animal em vez de procurar ajuda
Foto: CNN / Reprodução














Turistas fotografam golfinho encalhado e causam revolta na China

Golfinho encalhado não foi socorrido e sua morte causou comoção no país

Um golfinho que encalhou em uma praia na China morreu depois que um grupo de turistas preferiu fazer fotografias do animal ao invés de socorrê-lo, uma atitude que provocou muitas críticas entre os internautas chineses.
Nas imagens divulgadas na internet, é possível observar um grupo de turistas levantando o golfinho, que encalhou em uma praia da ilha meridional de Hainan.
O golfinho, que possivelmente havia sido ferido por um barco, morreu pouco depois de hemorragia, informou o jornal Shanghai Daily.
Vários internautas criticaram a atitude dos turistas, que preferiram posar ao lado do animal ao invés de procurar ajuda.
"Quando se perde todo respeito pela vida, como podemos estar orgulhosos da China?", questiona um usuário do Sina Weibo, o maior serviço chinês de microblogs.
O QUE FAZER QUANDO ENCONTRAR UM ANIMAL MARINHO ENCALHADO NA AREIA DA PRAIA

Esses animais geralmente encontram-se nos topos das cadeias alimentares de vários ecossistemas, representando ótimos indicadores da  qualidade de vida do ambiente. mas nos últimos anos é assustadoramente crescente a ameaça a esses mamíferos, vinda de impactos ambientais, provocados pelos seres humanos." Esse quadro precisa ser mudado".

A luta pela preservação dos mamíferos marinhos representa também um grande esforço para manter a qualidade de vida no Planeta.

Como você pode ajudar:
  • Ao encontrar uma Foca, Leão marinho ou Golfinho encalhado na praia, conserve-se á distancia do animal ele pode reagir agressivamente.
  • Não maltrate o  animal  mesmo que este esteja agressivo; pode ser uma reação de defesa pois sente medo de quem se aproxima.
  • Avise  imediatamente o CEEMAM.
  • Não permita que o animal seja capturado ou molestado, existem espécies que utlizam as praias como área de descanso .
  • Não deixe de avisar caso o animal esteja morto, mesmo em caso de decomposição avançada pode ser uma importante fonte de informação.
  • Mantenha afastado os curiosos procurando controlar os ruídos à noite, não permita que luzes ou " Flashes" sejam acesos e acionados diretamente sobre os olhos do animal.
  • Baleias  e Golfinhos de médio e grande porte, podem  tornar-se perigosos ao debater-se, isole uma grande área em torno do animal.
  • Não tente remover o animal, este ato pode acarretar sérios danos ao animal ; ao comunicar um a ocorrência  ao CEEMAM procure informar  a localização exata do local de encalhe, e o número de indivíduos encalhados no local.
Para saber mais:    

Marcos  Cézar de O. Santos 
E-mail: marcosos@usp.br
DIGA NÃO AO CATIVEIRO! : CONFIRA  ( INTERESSANTE )

CEEMAM (Centro de Estudos sobre Encalhes de Mamíferos Marinhos)
Biólogo responsável:  André F. C. Vicente
fone: (013) 3467.2144 
  
Texto : André  F. C. Vicente - Biólogo - CEEMAM
   

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br