Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de agosto de 2013

ÁGUA DO SÃO FRANCISCO É PARA O AGRONEGÓCIO...A POVO NORDESTINO QUE SE VIRE COM A SECA


Comissão da PEC da Irrigação debate a transposição do rio São Francisco

Reportagem da Agência Câmara informa que a proposta prorroga por dez anos a obrigatoriedade de a União investir percentuais mínimos em irrigação nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.
A comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 368/09 promove audiência pública hoje, às 14h30, para discutir a integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste.
A PEC 368/09 prorroga por dez anos a obrigatoriedade de a União investir percentuais mínimos em irrigação nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. A Constituição determina, nas disposições transitórias, que essas regiões recebam 20% e 50%, respectivamente, dos recursos destinados pelo Orçamento da União para a irrigação, pelo prazo de 25 anos. A obrigação começou a contar em 1988 e acaba em 2013. A PEC 368 estende esse prazo para 35 anos - até 2023.
Transposição do São Francisco
O deputado Leonardo Gadelha (PSC-PB), autor do requerimento, lembra que o Nordeste "possui apenas 3% da disponibilidade de água e 28% da população brasileira e apresenta ainda uma grande irregularidade na distribuição de recursos hídricos, uma vez que o rio São Francisco representa 70% de toda a oferta regional".
O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, que vem sendo executado pelo Governo Federal, diz o deputado, "tem por objetivo assegurar oferta de água para 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte".
Gadelha cita dados do Ministério da Integração Nacional, de que 43% das obras do projeto estão concluídas, e ressalta que "o incentivo à irrigação é essencial para o crescimento da agricultura familiar e da modernização da produção agrícola no Nordeste".
Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o secretário de infraestrutura hídrica do Ministério da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira; o professor da Universidade da Paraíba, Francisco Jácome Sarmento; o ex-coordenador-geral do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, Rômulo de Macedo Vieira; e o conselheiro consultivo do Ministério da Integração Nacional, Hypérides Macedo.

Íntegra da proposta:


(Agência Câmara)

COMENTÁRIOS
João Suasuna - Pesquisador da Fundação Joaquim nabuco, Recife
Mais um indício de que as águas do Velho Chico serão utilizadas no agronegócio. Uma tristeza se levadas em consideração as necessidades hídricas do povo nordestino, que sofre com uma das maiores secas já ocorridas na região, nos últimos 40 anos! Vamos acordar, gente!

por João Suassuna — Última modificação 29/08/2013 - FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - PE


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br