Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de agosto de 2013

COMUNIDADES BUSCAM APOIO DO GOVERNO PARA CONTER AVANÇO DO RIO AMAZONAS QUE DESTRÓI CASAS DA ORLA

Nova estrutura do muro de arrimo do Aturiá será de concreto e 30% da composição terá pedra preta (Foto: John Pacheco/G1)Muro de arrimo do Aturiá terá 1.070 metros (Foto: John Pacheco/G1)

'Tornou-se uma obra emergencial', diz morador sobre muro de arrimo no AP


Obra do muro de arrimo do Aturiá foi lançada na manhã desta quarta-feira.
Empreendimento deve conter o avanço do Rio Amazonas.



O governo do Amapá lançou na manhã desta quarta-feira (21), a obra do muro de arrimo do bairro Aturiá, Zona Sul de Macapá. O empreendimento deve conter o avanço do Rio Amazonas, que nos últimos anos destruiu casas erguidas ao longo da orla. Para José Correa, morador do Aturiá há 20 anos, a construção "já tornou-se uma obra emergencial".
"A minha casa fica a 20 metros da orla, e cada vez mais o rio se aproxima. Se esse muro não for concluído no prazo dado pelo governo, minha casa corre o risco de ser levada pela maré", teme Correa, de 34 anos.
José Correa, morador há 20 anos no Aturiá (Foto: John Pacheco/G1)José Correa, morador há 20 anos no Aturiá
(Foto: John Pacheco/G1)
A partir do início da construção do muro, que terá 1.070 metros de extensão, compreendidos entre o Complexo do Araxá e a Av. Equatorial, no Aturiá, os moradores das casas próximas à margem da orla serão remanejados para outros locais, ou indenizados, caso prefiram, segundo explicou o secretário estadual de Infraestrutura, Amilton Coutinho.
"Estamos finalizando no final de 2013 as obras do conjunto habitacional Aturiá, com 512 apartamentos, para onde serão remanejadas as famílias que atualmente moram em locais de risco na orla do Amazonas ou vivem do aluguel social. O morador também pode optar em ser indenizado", reforçou Coutinho.

A recepcionista Edith Fialho, de 82 anos, aguarda há mais de 12 anos pela construção do muro. Ela diz ter esperança de que o processo de remanejamento das famílias ocorra de forma rápida. "As obras vão começar, e quero um posicionamento sobre a saída da minha casa. Espero ir logo para outro lugar, só não desejo morar no alto, não tenho mais idade para isso", pediu, em tom de brincadeira. Fonte: G1 - AMAPÁ

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br