Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de agosto de 2013

DIA DO FOLCLORE - 22 DE AGOSTO -"LENDA DA MÃE D'ÁGUA"

A LENDA A MÃE D' ÁGUA

Por Marina Martinez
Iara ou Uiara, também referida como “Mãe-d’água”, é uma entidade do folclore brasileiro de uma beleza fascinante. Por ser uma sereia, enfeitiça os homens facilmente por ter a metade superior de seu corpo com formato de uma linda e sedutora mulher. Já a parte inferior do seu corpo em formato de peixe não é muito notada, por estar submersa em água. Assim não há quem resista a sua belíssima face e suas doces canções mágicas.

Seu poder é tão forte que basta convidar os homens para irem à sua direção que eles vão, acreditando vivenciar uma experiência incrível com a encantadora mulher. Porém, as intenções de Iara são malignas e fatais, e o que ela quer na verdade é atraí-los para a morte. São raros os que sobrevivem ao encantamento da sereia e caso retornam não conseguem ter uma vida normal por ficarem loucos. Somente um pajé ou uma benzedeira é capaz de curá-los definitivamente.

Diz a lenda que antes de se tornar uma sereia, Iara era uma belíssima índia trabalhadora e corajosa. Iara se destacava entre os demais, por ser a melhor, e consequentemente despertava a inveja de alguns da tribo, especialmente a de seus irmãos homens, que não se conformavam com tal situação. Seu pai era pajé e a admirava em tudo o que fazia contribuindo ainda mais para a revolta de seus irmãos. Tomados pela inveja e pelo ciúme, os irmãos de Iara decidiram matá-la.

Certa noite, quando Iara repousava em sua cama, ouviu seus irmãos entrando em sua cabana com a intenção de matá-la. Rápida e guerreira, se defendeu e acabou os matando. Percebendo a gravidade da situação e com medo da atitude de seu pai, Iara fugiu desesperadamente pelas matas. O pai de Iara realizou uma busca implacável pela filha. Localizaram-na, e como punição pelo seu ato, foi jogada no encontro do rio Negro com Solimões. Os peixes trouxeram o corpo de Iara à superfície que sob o reflexo da lua cheia transformou-se em uma linda sereia com cabelos longos e olhos verdes.

Desde então Iara permanece nas águas atraindo os homens de maneira irresistível e os matando. Acredita-se que em cada fase da lua, Iara aparece com escamas diferentes e adora deitar-se sobre bancos de areia nos rios para brincar com os peixes. 

Também de acordo com a lenda, é vista penteando seus longos cabelos com um pente de ouro, mirando-se no espelho das águas.
A lenda da Iara é conhecida em várias regiões brasileiras e existem diversos relatos de pescadores que contam histórias de jovens que cederam aos encantos da tentadora sereia e morreram afogados de paixão.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iara
http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/lendas/gerais/g_iara2.htm
http://www.abrasoffa.org.br/folclore/lendas/iara.htm



OUTRA LENDA


Lago de Três Marias


Na série Lendas do São Francisco, já pulicamos as histórias das Carrancas, do Caboclo D'água e do próprio rio. Hoje você vai conferir sobre a lenda da Mãe D'água e o Sono do Rio:

Mãe D'água é uma sereia que vive no São Francisco e vem à tona à meia-noite, quando o rio dorme. 

Os barqueiros explicam que, à meia-noite, o São Francisco dorme por dois ou três minutos. As águas se aquietam, as cachoeiras deixam de cair, os peixes se deitam no fundo do leito, as cobras perdem seus venenos, todas as criaturas descansam, e as almas dos afogados seguem para as estrelas. Nesse instante, a belíssima Mãe D'águavem à superfície e procura uma canoa onde possa se sentar e pentear seus longos cabelos.

Rio São Francisco

Mas se um pescador vê essa sereia, é tomado por um feitiço. Não adianta chamá-lo - o amaldiçoado ganha um olhar vazio, perde o destino, enlouquece e, por fim, acaba desaparecendo.

Outro perigo é incomodar o rio em seus minutinhos diários de sono. Um barqueiro que sentir sede na calada da noite, portanto, deve jogar um pedacinho de madeira na água e observá-lo. Se o graveto ficar parado, convém esperar para matar a sede, evitando tocar as águas e interromper seu descanso.


Fonte: Guia Ilustrado de Peixes do Rio São Francisco de Minas Gerais.


A Mãe d'água no Amazonas - http://www.amazongreen.com.br/site/index-62685.html

Você acredita na lenda da Mãe D'Água?

Confira o Curta Espanta Cão de Sandra Lima e veja como funciona as lendas na amazônia. (Trailler)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br