Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de agosto de 2013

OS RESÍDUOS DRAGADOS PELO PROJETO NAVEGABILIDADE DO RIO CAPIBARIBE (PE) ESTÃO CONTAMINADOS



Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A.Press
Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A.Press

Todos os resíduos dragados do Rio Capibaribe estão contaminados

Os resíduos dragados até agora do Rio Capibaribe, pelo projeto de navegabildade, no Recife, estão contaminados por metais pesados.
E não é pouco o material retirado. Desde meados de março deste ano, início da dragagem, retirou-se 100 mil metros cúbicos de resíduos.
A lama e as peças removidas do fundo do rio apresentavam, segundo as primeiras avaliações, chumbo, zinco e mercúrio.
Dos 100 mil metros cúbicos, 12% foram encaminhados pela Secretaria Estadual das Cidades, responsável pelas obras, para um aterro sanitário em Igarassu.
Os outros 88% permanecem no bota-espera às margens do Capibaribe, próximo à BR-10. Quando secos, serão levados para o aterro.
Ao todo, o projeto de navegabilidade, previsto para ser concluído em 2014, deve dragar 859 mil metros cúbicos de resíduos.
Se algum material não estiver contaminado, seguirá para um bota-fora oceânico que fica a cerca de 11 quilômetros da costa litorânea.
É esperar para ver o grau de contaminação do rio, o que será parcialmente conhecido no fim deste mês com o resultado de um laudo técnico.
Dependendo da quantidade encontrada, o chumbo, por exemplo, pode afetar a medula óssea, os rins e o sistema nervoso central e periférico. Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br