Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de agosto de 2013

SOS RIO DE CONTAS (BA) - POPULAÇÃO DA BACIA NÃO QUER BARRAGENS NAS NASCENTES

        O Rio de Contas é um rio brasileiro que banha o estado da Bahia. Erroneamente, é também conhecido por "Rio das Contas". É o principal rio da bacia hidrográfica que leva seu nome.
Tem sua nascente na Serra da Tromba, entre os municípios de Piatã e Rio de Contas, passa pelas cidades de Abaíra, Jussiape, Dom Basílio, Tanhaçu,Jequié (onde foi erguida a Barragem de Pedras), Jitaúna, Ipiaú, Itagibá, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal, para finalmente ter a sua foz no Oceano Atlântico, em Itacaré.
Comprimento620 km
NascenteSerra da TrombaPiatã
FozOceano Atlântico

SOS NASCENTES DO RIO DE CONTAS

O Rio de Contas sofre ameaças desde a nascente até a foz. Cada um de nós podemos fazer algo em sua defesa. Desde a simples atitude de evitar o desperdício de água, evitar jogar lixo nas ruas, plantar uma árvore enfim.

Nesse exato momento, o AGRONEGÓCIO tenta construir barragens no Gerais das Nascentes do Rio das Contas,que fica na Serra da Tromba, no município de Piatã, na Chapada Diamantina. Essa área faz pare da Área de Relevante Interesse Ecológico Nascentes do Rio de Contas, portanto é protegida por lei.

É uma área frágil e de beleza única que depende de todo cuidado. é de lá que surgem os primeiros riachos e fontes que formam o maravilhoso Rio das Contas.
Dia 4 de setembro o Conselho Gestor da ARIE Nascentes do Rio de Contas discutirá a construção de barragens no gerais da Serra da Tromba. Todos devemos estar presentes para dizer NÃO a essas construções.

Rio de Contas, em Itacaré (BA)

Dê sua contribuição, assine a petição abaixo.


 
Emídio Souza Barreto Neto
Técnico em Agropecuária CREA 51694
(73) 9971-3169
O mais valioso é o sorriso

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. É uma vergonha esse governo da Bahia que colocou um secretário inepto na SEMA e no INEMA.
    É o EUGÊNIO SPENGLER O SECRETÁRIO CONTRA O MEIO AMBIENTE EX CONSULTOR DA BAHIA MINERAÇÃO que anda CAPITANEANDO A DESTRUIÇÃO SÓCIO-HIDROAMBIENTAL EM TODOS OS CANTOS DA BAHIA!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br