Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de agosto de 2013

VERGONHOSO: NAVIO ESPERA ATÉ 90 DIAS PARA OPERAR NO PORTO DE PARANAGUÁ (PR)





Com atrasos em Paranaguá, porto de Rio Grande escoa safra de milho de outros Estados William Gonçalves/Especial
Dois navios já levaram cerca de 120 mil toneladas de milho para Indonésia e EspanhaFoto: William Gonçalves / Especial

Com atrasos em Paranaguá, porto de Rio Grande escoa safra de milho de outros Estados

Terminais gaúchos esperam movimentar um milhão de toneladas do grão


Rafael Diverio
A safra de milho acima da média registrada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná teve reflexos no Rio Grande do Sul. Sem espaço para garantir o escoamento por Santos-SP e Paranaguá-PR, o porto de Rio Grande, no sul do Estado, é o caminho encontrado para garantir a exportação dos grãos.

Enquanto em Paranaguá, o tempo de espera de um navio para poder operar é de 90 dias, em Rio Grande, cada embarcação conclui o embarque da carga em até quatro dias. Como o custo dos navios passam dos R$ 120 mil por dia, os exportadores concluíram que vale mais a pena encarar os mais de 2,5 mil km de estradas entre os produtores e o porto gaúcho. Assim, caminhões voltam a percorrer as rodovias do sul do Estado com o grão.

Até o momento, dois navios já foram embarcados, cada um com 60 mil toneladas de milho. Um deles foi para a Indonésia, e o outro, para a Espanha. Um terceiro está confirmado para os próximos dias, mas o país de destino não foi revelado.

— Temos capacidade para movimentar até um milhão de toneladas — comentou o diretor dos terminais Termasa/Tegrasa, Guillermo Dawson.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Mato Grosso deve colher 18,6 milhões de toneladas de milho. Já no Paraná, os números giram em torno de 11 milhões de toneladas.

Com mais de 7 milhões de toneladas de soja já exportadas na safra deste ano — faltando ainda cerca de 1,5 milhão para deixar o Estado —, o porto comemora a nova oportunidade para um período de menor movimentação. Para o superintendente Dirceu Lopes, o escoamento da safra de milho por Rio Grande foi possível graças aos investimentos dos terminais privados, agilidade no desembaraço das cargas e a coordenação da Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg).

— Como funcionou muito bem a saída da soja, acabamos sendo também uma solução logística para as safras de outros estados — comentou Lopes.

Ele revelou que novos investimentos deverão ser realizados no próximo ano, visando aumentar a capacidade de operação do porto de Rio Grande. Os incrementos em terminais, pátios e tecnologia de informação seriam de quase R$ 100 milhões.

Sem portos competitivos no Norte e Nordeste brasileiro, praticamente todas as culturas deixavam o país por Paranaguá e Santos. Com o esgotamento dos terminais, a solução emergencial para escoamento das safras foi encontrada em Rio Grande.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br