Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2013

CETESB ANALISA ÁGUA DO RIO TIETÊ ATINGIDA POR TINTA DE LAVANDERIA EM MOGI DAS CRUZES (SP)



O descarte de resíduos de tinta de uma lavanderia sobre o Rio Tietê, na altura da ponte da Avenida José Meloni, no Mogilar, foi vista com preocupação pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS), bem como pelo secretário de Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello, e o vereador Caio Cunha (PV). A água azul, cuja fonte é a Lavanderia Olímpia, foi flagrada por O Diário e está sendo avaliada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que na terça-feira colheu amostras e as encaminhou para laboratório.
Questionado sobre a situação do Tietê, Gondim lembrou da legislação ambiental que obriga empresas a criarem seus próprios sistemas de tratamento dos efluentes que vão parar no corpo das águas e prometeu buscar emendas parlamentares voltadas ao desassoreamento e a despoluição do Tietê.
“Naquela região do Mogilar está tudo errado. Eu tenho dito isso desde a época em que era vereador, quando fiz um trabalho contra construções porque lá tem posto de gasolina, uma indústria de bebida, asfaltamento, enfim; tudo o que não pode”, disse o deputado, que ao ser provocado sobre beber a água do rio naquele ponto, caso o laudo da Cetesb ateste para produto não poluidor, disparou: “Eu não teria coragem de beber aquilo não. Sem contar que precisa ver se ainda tem muito ‘esgoto’”.
Segundo a companhia ambiental, as tintas que costumam ser usadas por lavanderias e tinturarias não costumam apresentar níveis de toxicidade altos.  (Willian Almeida - Especial para O Diário)
Fonte e foto: http://odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/18609-agua-do-tiete-gera-preocupacao.html

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br