Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2013

GOVERNO AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÕES PLUVIAIS NO RIO CAPIBARIBE (PE)


Do JC Online

Com informações da repórter Cleide Alves

 / Divulgação

Divulgação

NAVEGABILIDADE

Construção de estações para a navegabilidade do Rio Capibaribe terá início em outubro

A ordem de serviço para a construção das três primeiras estações pluviais, que devem ser entregues em março de 2014, foi assinada na manhã desta sexta-feira (13)


O governador Eduardo Campos assinou, na manhã desta sexta-feira (13), a ordem de serviço para construção de estações de embarque e desembarque de passageiros do Programa Rios da Gente, que visa à navegabilidade do Rio Capibaribe. O socialista afirmou que os três primeiros terminais, a serem estabelecidos nos bairros do Derby, Santana e Recife, próximo ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, começarão a ser construídos em outubro deste ano. A previsão é de que esta primeira etapa seja concluída em março de 2014. Essa etapa receberá investimentos de R$ 94,5 milhões.

A documentação foi apresentada em solenidade, no canteiro de obras do projeto, localizado na BR-101, após passeio de barco com a imprensa pelo trecho onde haverá a navegabilidade. As estações serão distribuídas em duas rotas. A rota oeste contará com cinco estações e terá 11 quilômetros de extensão. O percurso terá origem na BR-101 e passará pelos bairros de Santana, Torre e Derby, sendo finalizado no Centro do Recife, próximo à Estação Central de Metrô. Já a rota norte, será composta por duas estações, distribuídas ao longo de 2,5 quilômetros, com origem na rua do Sol, em frente aos Correios e seguindo até as proximidades do Shopping Tacaruna, em Olinda. 

Após a retirada dos sedimentos, o material será depositado às margens do Rio Capibaribe, no bairro da Iputinga, na altura da BR-101. Em seguida, o conteúdo contaminado será levado para um aterro em Igarassu, enquanto areia limpa será lançada em Alto Mar. A previsão é de que a dragagem seja feita até março de 2014 e de que as obras do Programa Rios da Gente sejam finalizadas em junho do mesmo ano. A navegabilidade contará com 13 barcos, que farão a mobilidade de 300 mil passageiros por mês. O preço da passagem ainda não está definido.

O edital de licitação para contratação da empresa responsável pela construção das sete estações e pela sinalização náutica ao longo do rio foi lançado no dia 27 de março deste ano. De acordo com o governo do Estado, até o momento, a obra está sendo realizada no prazo previsto. 

O horário de funcionamento e o preço da passagem ainda estão sob estudos. Inicialmente, serão 13 barcos de transporte, com capacidade para 89 pessoas cada, com estimativa de transportar 300 mil passageiros por mês. A rota Oeste deve ser percorrida em cerca de 40 minutos, com intervalos de saída de 10 minutos entre um barco e outro. “Hoje, a gente vê o rio apenas das pontes, e precisamos aproximá-lo das pessoas novamente. O Recife é uma cidade cortada por rios, não podemos esquecer a mobilidade fluvial”, disse o prefeito Geraldo Julio.

A primeira etapa do Programa Rios da Gente foi iniciada em abril deste ano, com as obras de dragagem. Até agora, seis dos 11 quilômetros do percurso foram dragados, o que resultou num saldo de mais de 160 metros cúbicos de material contaminado retirados do rio até o momento. O Governo do Estado convocou ainda uma audiência pública para discutir o modelo de operação de transporte fluvial, cujo informe será publicado no Diário Oficial deste sábado (14/09).

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br