Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2013

MOBILIZAÇÃO SOCIAL É A NOVA ETAPA DO PLANO DE BACIA DO RIO DOS SINOS (RS)



Plano de Bacia do Rio dos Sinos na reta final com seminário

Proposta deve ser finalizada até junho do ano que vem

Renata Strapazzon

São Leopoldo  - O Plano de Bacia do Rio dos Sinos entrou ontem em uma das mais importantes etapas desde o início, em 2008: a de mobilização social, que promove discussões sobre o tema com municípios. Das 32 cidades que compõem a bacia, 14 participaram efetivamente da programação do 1º Seminário sobre o plano.

A programação ocorreu em dois momentos,um deles no auditório da Unitec, na Unisinos, e outro no mini-auditório da Biblioteca, na mesma universidade.

O Plano de Bacia, que deve ser finalizado até junho de 2014, passou a ser discutido publicamente, com a apresentação do panorama geral do processo de elaboração do plano a todas as categorias de usuários de água e da população.

A adesão das cidades à discussão foi um dos pontos positivos do seminário, segundo o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), Arno Kayser, que firmou parceria entre o Comitê e o Consórcio Pró-Sinos, também assinada por Anibal Moacir da Silva, prefeito de São Leopoldo e presidente do Pró-Sinos.

“Tivemos uma participação muito positiva de técnicos e representantes dos municípios, o que colabora para o debate de questões em comum na região”, disse Kayser.
Já Anibal afirmou que a parceria “é benéfica para que sejam alcançados resultados melhores”.

Será o segundo no Estado
De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Marcos Mendonça, o Plano de Bacia do Sinos será o segundo elaborado no Estado. Segundo ele, das 25 bacias gaúchas, apenas a do Rio Gravataí conta com um plano finalizado.
“Dentro de um período de, no máximo, um ano e meio, outras quatro bacias deverão ter seus planos concluídos. A nossa prioridade tem sido a região metropolitana, dada a situação preocupante de alguns dos nossos rios”, explica.

LEIA TAMBÉM:

Comitesinos e Pró-Sinos assinam termo de cooperação em Seminário - Clique


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br