Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de setembro de 2013

PRANCHA ECOLÓGICA, NESTE DOMINGO NA LIMPEZA DA PRAIA DA URCA - RJ

 - Deixe um comentário

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

14.09.2013 - Por Universo Jatoba
O evento ocorre a partir das 10h, na Praia da Urca, e o vencedor ganhará uma bicicleta também confeccionada com PET
Já que não dá para voltar atrás, é preciso encontrar maneiras de reparar o erro e juntar o lixo espalhado por aí. Para isso, é preciso reunir forças e é o que vai ocorrer no dia 15 de setembro, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy. Pelo mundo, 125 países participam com 40 milhões de pessoas em prol da ação.
Tudo começa com uma competição de stand up paddle, com pranchas feitas de garrafas PET coladas à mão. O evento ocorre a partir das 10h, na Praia da Urca, e o vencedor ganhará uma bicicleta também confeccionada com PET. Para participar, basta se inscrever no local do evento.
O surfista brasileiro Jairo Lumertz é o idealizador do projeto Prancha Ecológica que tem como objetivo promover o esporte e consciência ambiental entre crianças e adolescentes. A ideia surgiu durante sua estada no Havaí, em 2007, e se concretizou tempos depois no Brasil. Além de ajudar o meio ambiente, a prancha ecológica é uma maneira de agregar pessoas de baixa renda ao esporte mais restrito às famílias com melhores condições financeiras.
Depois da tradicional coleta de lixo na areia feita por voluntários, haverá ainda uma aula de educação ambiental conduzida pelo professor e mergulhador Edmar Bastos. “Mais do que recolher o lixo, a ideia é mostrar a responsabilidade de não lançá-lo no ambiente”, explica.
Para a ação de classificação, pesagem e seleção entre recicláveis e não-recicláveis, o público receberá sacolas, luvas descartáveis e camisas em tecido feito com PET reciclado. Além disso, na praia da Barra, folhetos educativos serão distribuídos para chamar atenção da população para a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas.
Este ano, o evento espera contar com 30 mil voluntários em todo o País. Em 2012, 15 mil voluntários recolheram mais de 30 toneladas de lixo em 20 estados brasileiros. Na cidade do Rio, postos de coleta serão instalados nas praias da Urca e Barra da Tijuca. No estado, haverá postos em Quissamã, Araruama, Arraial do Cabo, Barra de São João, Búzios, Cabo Frio, Itaguaí, Maricá e Saquarema.
Este é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo. A Coca-Cola Brasil apoia a ideia desde 1994. A iniciativa faz parte do programa Coletivo Reciclagem, do Instituto Coca-Cola Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE A CLEAN UP THE WORLD - DIA 21 DE SETEMBRO NAS DEMAIS PRAIAS DO PAÍS

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br