Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2013

SUPERINTENDENTE DA ANTAQ DEFENDE NAVEGAÇÃO NO RIO TOCANTINS 12 MESES DO ANO



Foto: DivulgaçãoAndre Pugliesse durante encontro regional de logísticaAndre Pugliesse durante encontro regional de logística
“Um milhão de toneladas por ano de produtos ajuda na competitividade econômica do Brasil e é isso que queremos fazer como a implantação do Porto de Praia Norte no Tocantins”, anunciou o diretor da empresa responsável pela implantação do porto, Klaus Weyand, durante o XXV Encontro sobre o corredor Centro-Norte, evento de logística realizado periodicamente em diversos Estados.
O evento foi este mês no Tocantins, organizado pelo Ecoporto Praia Norte, que está sendo implantado no extremo norte do Tocantins. O encontro aconteceu no auditório da Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins.
De acordo com Weyand, o empreendimento será inaugurado em 2014 e poderá transportar, de imediato, cerca de 300 mil toneladas de grãos por ano através do escoameto de produtos via rio Tocantins, até a Zona Franca de Manaus-AM.
O superintendente de navegação da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Adalberto Tokarski, destacou durante sua palestra as oportunidades de negócios com a logística que o Tocantins possui. “A utilização da hidrovia como meio de transporte de cargas irá transformar o Tocantins e o corredor Centro-Norte”, destacou.
Tokarski lembrou a necessidade de viabilizar a navegação no Rio Tocantins durante os 12 meses do ano, que hoje é impedida na época de seca pelo Pedral do Lourenço. “O Brasil transporta cerca de 80 milhões de toneladas por ano pelos rios e com a hidrovia, o Tocantins ficará cada vez mais estratégico com a logística adequada para atrair investidores já que terá todos os modais”, destaca o representante da Antaq.
O diretor Planejamento e Empreendimentos Estratégicos da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Pugliese, apresentou durante o encontro o potencial logístico do Estado para os investidores presentes. Ele destacou que por causa desta logística o Estado vem atraindo grandes empresas que buscam agilidade no transporte de cargas.
“A capacidade de atração de investidores pelo Estado é enorme, pois, temos as condições ideais de logística como: ferrovias, estradas pavimentadas, hidrovia, localização geográfica, alta luminosidade, terras férteis, tudo isso contribui para que os investidores vejam o Tocantins como ponto estratégico para os negócios”, afirmou Pugliese.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br