Qual a praia mais bonita do Brasil? Pergunta difícil, com diversas respostas e pouco consenso. Para o jornal britânico The Guardian o título ficaria com um pequeno paraíso que sequer no mar fica: Alter do Chão, em Santarém, no Pará. Em reportagem de 2009, o jornal apontou esse destino como a melhor, por suas praias de águas cristalinas que lembram o mar do Caribe em pleno Norte brasileiro.
Elevada a categoria de vila em 1626, Alter do Chão está a 30 quilômetros de Santarém e pode ser acessada por terra ou em um trajeto por água de 3 horas. Suas praias são banhadas pelo rio Tapajós e nessa região ocorre o encontro desse curso d’água com o Rio Amazonas. Entre os atrativos naturais mais procurados pelos turistas está o lendário Lago dos Muiraquitãs, ou o Lago Verde. Dentro dele há uma floresta de igapós inundada durante seis meses no ano. Há ainda o Lago do Maicá, uma extensa área de várzea perfeita para observar aves e outros animais. No passeio, é possível ver o encontro das águas dos rios, que não se misturam por terem diferentes temperaturas e velocidades.
Mais um dos locais emblemáticos de Alter do Chão é a Floresta Nacional do Tapajós. Com cerca de 600 mil hectares, a área é bem preservada e a principal unidade de conservação da região. Nem toda a extensão de floresta está aberta para a visitação, mas nas partes autorizadas os turistas podem fazer caminhadas, tomar banho no rio e nos igarapés, visitar projetos comunitários e de pesquisa, fazer passeios de canoa, flutuação e ter contato com a cultura local.
As praias de Alter do Chão explicam porque a região é chamada de o Caribe do Amazonas, com águas claras e mornas. A mais próxima ao centro da vila é a Praia do Cajueiro. Além da infraestrutura para receber turistas, não deixe de experimentar os bolinhos de piracuí e o tucunaré na chapa. Um pouco mais distante fica a Praia de Ponta de Pedras, com formações rochosas. A Ilha do Amor é a principal de Alter do Chão, localizada de frente à vila e acessada em travessias a bordo de barquinhos a remo ou, se a viagem ocorrer em novembro, caminhando no período de baixa das águas.
Festa do Sairé é típica
A festa mais antiga da Amazônia também ocorre em Alter do Chão. Há cerca de 300 anos é realizada a Sairé, uma mistura de manifestação folclórica com procissões ao ritmo do carimbó, que culmina na disputa de dois blocos na arena do Sairódromo. A festa ocorre sempre na segunda quinzena de setembro. Cada um dos grupos monta uma apresentação com a lenda do boto que se torna um belo rapaz para seduzir as moças da região. Alias, os botos de verdade são alguns dos animais que podem ser vistos de perto na região. Os cruzeiros que costumam passar por Alter do Chão são os com navios que fazem roteiros pelo Rio Amazonas.
Canarinho Press
Terra