Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de outubro de 2013

DESCASO COM OS RIOS E CICLO HIDROLÓGICO SÃO DESTAQUES NO PROJETO EDUCAÇÃO

28/10/2013 


Aulas de geografia falam de IDH, 




ocupações e água

Kiko Santos e Vinícius Ribeiro falaram de questões sociais.
Projeto Educação de 2010 e 2011 tratou de geografia física e econômica.

Do G1 PE

No contexto interdisciplinar do Enem, a geografia é fundamental para permitir o entendimento de questões de várias disciplinas, como história e até biologia. Os professores Kiko Santos e Vinícius Ribeiro falaram de muitos assuntos de conotação social, como ocupações irregulares, descaso com os rios e com a vegetação. Dentro da geografia física, foram tratados assuntos como as placas tectônicas e o movimento dos ventos ao redor do mundo.
  •  
REVEJA AS REPORTAGENS DE GEOGRAFIA DO PROJETO EDUCAÇÃO
Estamos cercados dos derivados depetróleo. Por isso, a variação do preço afeta tanto nos bolsos do cidadãos. A reportagem de geografia mostrou onde o produto, responsável pelo nossos combustíveis, é encontrado em abundância e os conflitos que ocorrem por conta dele.

Clique e Veja o Vídeo
O traçado do Rio Capibaribe pelo Recife está comprometido em alguns trechos, onde há a presença de casas, animais e esgoto a céu aberto. Em outros pontos da cidade, reverter a vegetação não é mais possível. Muitos dos problemas na cidade grande ocorrem por conta de ocupações irregulares.

Clique e Veja o Vídeo
O contraste social está muito presente no Recife. Há bairros onde existem diferentes realidades, como em Casa Amarela e Boa Viagem. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que aborda educação, qualidade de vida, saúde e economia, foi explicado na reportagem de geografia.

Clique e Veja o Vídeo
Muita gente vem do interior para a capital atrás de oportunidades em indústrias. A reportagem com professor Vinícius Ribeiro deu exemplos de indústria leve, que consome menos energia e que tem mão de obra qualificada. Além disso, elas ficam perto do mercado consumidor.

Clique e Veja o Vídeo
Os rios foram determinantes para o crescimento das cidades do mundo. Em Pernambuco, o volume das águas varia muito conforme as chuvas. Por serem maltratados, é comum acontecer o problema dascheias, em municípios como Palmares.

Clique e Veja o Vídeo
O Brasil é dividido em seis regiões, cada uma com um tipo de clima, relevo e vegetação. No estudo da geografia, essas áreas com ambientes diferentes um do outro são chamadas de domínios ecoambientais.


Clique e Veja o Vídeo
A crosta terrestre, com cerca de 35 quilômetros de espessura, é dividida em camadas, chamadas de placas tectônicas. Existem correntes de magma que movimentam essas placas de várias maneiras, dando origem a montanhas ou vulcões.

Clique e Veja o Vídeo
O  crescimento exagerado da população após a Segunda Guerra Mundial ficou conhecido como explosão demográfica. Surgiu, então, a teoria de que esse crescimento gerava fome e miséria, o que foi contestado pelo médico e geógrafo pernambucano Josué de Castro.

Clique e Veja o Vídeo
Três tipo de vento circulam em grandes extensões do planeta: as brisas, em áreas litorâneas; as monções, registradas a cada seis meses no sudeste da Ásia; e os ventos alísios, provocados pela rotação da Terra.

Clique e Veja o Vídeo
A água está em movimento constante entre a superfície da terra e a atmosfera. Em rios, mares e lagos, está sujeita à evaporação, transforma-se em nuvens, onde se condensa, e volta à terra em forma de chuvas. É o chamado ciclo hidrológico.

Clique e Veja o Vídeo

Globo.Com - G1 PE







BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br