Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de outubro de 2013

NOVA ETE DE APARECIDA (SP) REMOVERÁ 306 TONELADAS/MÊS DE CARGA ORGÂNICA NO RIO PARAÍBA DO SUL

Estação de Tratamento de Esgoto Ponte Alta. (Foto: Divulgação/DAEE)
Estação de Tratamento de Esgoto Ponte Alta: mais saúde e qualidade ambiental para a população de Aparecida. (Foto: Divulgação/DAEE)

Aparecida ganha Estação de Tratamento de Esgoto

ETE contribuirá para despoluição do rio Paraíba do Sul e da bacia hidrográfica deste curso d’água

A Estação de Tratamento de Esgotos “Ponte Alta”, no município de Aparecida, foi inaugurada neste sábado, 28. Localizada às margens do rio Paraíba do Sul, a ETE tem capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos de até 42 mil habitantes, população projetada do município para 2030, além dos mais de 150 mil peregrinos e turistas que passam por semana na estância religiosa.
"Aparecida vai passar de 0% já para 70%, e vai chegar com as novas ligações a 100%. O rio Paraíba está ficando viçoso. A capacidade de tratamento da estação é de 180 litros por segundo", comentou Geraldo Alckmin.   

A infraestrutura, que integra o programa Água Limpa, conta com 18 mil metros de interceptores e emissários de esgoto, oito estações elevatórias e um sistema de tratamento de esgoto por lodo ativado com aeração prolongada. O Governo do Estado investiu R$ 22,3 milhões na implantação do complexo coordenado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). 

Meio ambiente e Saúde

A ETE permitirá a remoção de aproximadamente 306 toneladas/mês de carga orgânica jogadas no rio Paraíba do Sul, contribuindo para a revitalização de toda a Bacia Hidrográfica deste curso d’água.

O despejo de esgotos sem tratamento nos rios pode provocar epidemias de doenças transmitidas pela água, como hepatite e tifo, com impacto direto no custo do tratamento de água para abastecimento público das cidades localizadas a jusante de Aparecida 

Do Portal do Governo do Estado 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br