Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de novembro de 2013

COMEÇA O PERÍODO DE ENCHENTES NO RIO SOLIMÕES - HAVERÁ SUPERCHEIA NO AMAZONAS?


[ i ]Por enquanto, não há indícios de que o Amazonas volte a enfrentar uma ‘supercheia’ como em 2012, segundo o Serviço Geológico do Brasil
Manaus - O período de enchente do Rio Negro deve começar na próxima semana, estima o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O nível do Rio Solimões, em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros a oeste de Manaus), começou a subir e até o momento não há indícios de outra ‘supercheia’ no Amazonas.

CPRM aponta que período de enchente começa no Solimões

Cheia no interior só deverá refletir em Manaus a partir da próxima semana
O chefe de hidrologia do CPRM, Daniel Oliveira, explicou que o fluxo do Rio Solimões influencia diretamente no Rio Negro, mas será necessário mais uma semana de análise para confirmar se a enchente começou em Manaus. 
Ele destaca que na semana passada foi registrado o chamado repiquete, caracterizado por uma subida do nível da água depois do início da vazante. “Nesses casos, o rio está descendo, sobe um pouco e então volta a vazar”, disse.
Daniel observa que este ano a seca não foi muito intensa e, ontem, a cota do Rio Negro estava em 19 metros, quase quatro centímetros mais alta do que na mesma data do ano passado. 
O chefe de hidrologia analisa a variação das cotas como natural, porque o rio não tem um prazo delimitado para subir ou descer. Apesar do início do período chuvoso, Oliveira esclarece que as chuvas em Manaus não influenciam na cota do Rio Negro. “Apenas as precipitações que caem na bacia hidrográfica do Rio Solimões influenciam o Rio Negro, por causar o represamento do mesmo”, afirma.
Apesar das cotas dentro da normalidade para este período, o superintendente do CPRM, Marco Antônio Oliveira, não descarta a possibilidade de uma grande cheia em 2014, em razão das altas cotas registradas no período de vazante este ano. “Observando o comportamento dos Rios Negro e Solimões é possível analisar que as cotas estão altas para o período”, observou.
Monitoramento
O Boletim nº 38, divulgado pelo CPRM em 1º de novembro, apontou que o nível do Rio Negro estava 2,32 centímetros acima do registrado no mesmo período do ano passado. Na estação de Tabatinga, o nível do Rio Solimões havia baixado 1,04 m nos sete dias anteriores.
Na estação de Parintins, na época, o Rio Amazonas havia baixado 36 cm, em sete dias. Em Humaitá, o nível do Rio Madeira, no primeiro dia do mês de novembro havia subido 80 cm, em uma semana. O CPRM deve divulgar um novo boletim até o fim desta semana. http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente



















































































BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br