Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2013

SENADOR DO MS COBRA DA ANA O DESASSOREAMENTO DO RIO TAQUARI EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO

O assoreado Rio Taquari (MS) - foto: http://www.portalms.com.br

Figueiró questiona ANA sobre ação para Rio Taquari em audiência pública no Senado

“O Taquari é um dos piores desastres ambientais do Brasil e precisa ser recuperado”, costuma dizer Figueiró.

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) questionou o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, sobre a participação do órgão no projeto de desassoreamento do Rio Taquari, durante audiência pública para debater a Política Nacional de Recursos Hídricos, ocorrida nesta quarta-feira (13), na Comissão de Infraestrutura do Senado.
O diretor-presidente da ANA afirmou que a Agência não tem uma ação executiva e que, neste caso, tem acompanhado a retomada dos estudos para o plano de recuperação do Rio Taquari, coordenado pelo gabinete da Casa Civil. “A recuperação passa pela captação de recursos para que as intervenções físicas possam ocorrer. O Rio Taquari é um exemplo que precisa ser resolvido no Brasil sobre a gestão das águas”, disse Vicente Guillo.
Desde fevereiro, logo após ter tomado posse no Senado, Ruben Figueiró começou a se mobilizar para recolocar a questão do Taquari na pauta do Executivo. Graças a sua iniciativa, ocorreram algumas reuniões na Casa Civil e audiência pública no Senado para debater o tema, o que acabou por provocar a retomada dos trabalhos do grupo interministerial, formado também por representante do governo de Mato Grosso do Sul, Ibama e Embrapa. O senador também fez discursos e solicitou informações ao Executivo sobre a situação do assoreamento Rio Taquari e os enormes danos econômicos, sociais e ambienta is provocados à população local e ao Brasil. “O Taquari é um dos piores desastres ambientais do Brasil e precisa ser recuperado”, costuma dizer Figueiró.
O senador sul-mato-grossense ainda questionou o fato de o Brasil subaproveitar as hidrovias para o transporte de cargas. Ele citou estimativa da CNT para afirmar que pelo menos metade da produção brasileira poderia ser escoada por este meio, mas apenas 7% das cargas são transportadas po r hidrovias. Entre outras perguntas, Figueiró questionou a necessidade de atualização da hidrovia Tietê-Paraná e perguntou sobre a contribuição que o Aquífero Guarani pode dar ao Brasil.
Em relação à hidrovia Tietê-Paraná, o diretor-presidente da ANA afirmou que a adaptação das eclusas é um problema técnico relevante e que o assoreamento do rio Tietê tem gerado a necessidade de redefinir os trechos de navegação. Para ele, o setor elétrico tem prioridade no Brasil na demanda por água. Afirmou ainda que a operação dos reservatórios é imprescindível para garantir a navegabilidade.
Sobre o Aquífero Guarani, Vicente Guillo disse que não há por enquanto nenhuma política efetiva da ANA para a sua utilização. Reconheceu que o Aquífero representa uma segurança hídrica extraordinária para o Brasil e que é necessário garantir a preservação do seu potencial.

A audiência desta quarta-feira na Comissão de Infraestrura foi o primeiro painel do 6º ciclo de debates que tem como tema central “Água: gerenciamento e utilização”.Fonte: JORNAL DIA A DIA


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br