Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de dezembro de 2013

INICIADA A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE CAPTAÇÃO DO NOVO SISTEMA ADUTOR DO AGRESTE (AL)



Assessoria
Começam as obras da estação de captação da nova adutora do Agreste
Começam as obras da estação de captação da nova adutora do Agreste

Começam as obras da estação de captação da nova adutora do Agreste

A PPP (Parceria Público-Privada) do Agreste, formada pelo Governo do Estado por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e pela empresa CAB Águas do Agreste, iniciou a construção da estação de captação do novo Sistema Adutor do Agreste, à margem do rio São Francisco, no município de Traipu. Estão trabalhando nessa obra 35 operários, entre armadores, carpinteiros, pedreiros e operadores de máquina. São utilizados, ainda, cinco máquinas grandes, dois geradores e um compressor. O trabalho, que começou no final de novembro, está na fase de perfuração de rocha e nivelamento do terreno para o poço de sucção.
A oito quilômetros da captação, na Serra dos Manões, também no município de Traipu, está sendo preparado o terreno onde será construído um reservatório apoiado, em aço vitrificado, com capacidade para acumular 4.000m³ de água. Entre este reservatório e a captação, será erguida uma estação elevatória intermediária. Essas três unidades juntam-se à adutora, que tem 57 quilômetros de extensão, e à estação de tratamento de água (ETA) situada em Arapiraca.
Os tubos para a interligação dessa unidade, situada em frente ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), aos anéis da rede de distribuição de Arapiraca, na AL-220, numa extensão de 4.500 metros, já foram encomendados. O contrato de aquisição, que envolve recursos da ordem de R$ 2 ,2 milhões, foi assinado no dia 20 deste mês pela Casal e pela empresa fabricante Joplas, situada no Polo Industrial de Marechal Deodoro.
Tanto a ETA quanto a adutora estão em fase adiantada de construção. A adutora, por exemplo, já está com 30.000 metros de tubulação implantados. A obra mobiliza oito frentes de trabalho, sendo seis pelo dia e duas à noite, a fim de agilizar o serviço, cujo prazo de conclusão está previsto para setembro de 2014, mas que, de acordo com a construtora, deverá ser antecipado para junho. 
Essa adutora, conforme informou o gestor do contrato da PPP do Agreste, Tácito Castelo Branco, vai dobrar a produção de água do sistema coletivo da região, que passará de 1.500m³/h para 3.000m³/h. O investimento na PPP é de cerca de R$ 143 milhões. Ao todo, 400 mil pessoas serão beneficiadas, principalmente a população arapiraquense, além dos setores comercial e industrial.http://www.alagoas24horas.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br