Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de dezembro de 2013

PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES QUE AMAM OS RIOS DE SUA CIDADE

Foto: A Ponte da Bayer, linda, projeto do arq. Roberto Loeb, para ciclistas e pedestres chegarem de Socorro até o metrô! O Rio Pinheiros melhora!

A Ponte da Bayer, linda, projeto do arq. Roberto Loeb, para ciclistas e pedestres chegarem de Socorro até o metrô! O Rio Pinheiros melhora! AguasClarasdoRioPinheiros

O que fizemos com nossos rios (e o 

que podemos fazer para salvá-los)


A dica foi do leitor Marcelo, depois do post sobre a exposição que mostra as transformações dos rios de São Paulo. Trata-se de um filme poético, para crianças. 
Mas que tem muito do que fizemos com nossos rios. E uma pontinha de esperança do que podemos fazer para salvá-los. Vale assistir:

CLIQUE NO LINK E VEJA A BELA ANIMAÇÃO E A RELAÇÃO DA 
 CIDADE E SEU RIO

COMENTÁRIO:

Enviado por: Tetsuo Shimura
Sempre que nos vemos frente a frente com os problemas de uma cidade logo nos vem a cabeça efetuar críticas aos governos como se este fosse uma supra entidade dotado de super poderes, mas os que estão nos governos não passam de pessoas e muitas delas, dificilmente receberiam o certificado de honestidade, se é que no Brasil teríamos tal certificadora dignas de crédito.
Então, os problemas que retornam a nós são paradoxalmente gerados por nós mesmos como sujar os nossos rios que são as fontes para o tratamento de água que bebemos, cozinhamos e nos lavamos; alguns pensarão, mas eu bebo e cozinho com água envasada sem se darem conta que talvez a água envasada possa conter mais bactérias que as águas tratadas.
Como ajudar a melhorar os nossos rios? Não sujando oras pois, pois! Ao lavar as louças e panelas procurem retirar os resíduos gordurosos ou não e os descartando em lixo adequados; os óleos de frituras podem ser descartados de forma sólida e “seca” adicionando parafina ao término das frituras (a parafina resultante de resíduos de velas), varrer com vassouras ao contrário de usar “vassoura d’água” e, se, lavar áreas externas é uma necessidade, porque não usar água das chuvas que podem ser armazenadas em cisternas (mantendo bem fechadas para não servirem de berçários de insetos com da dengue e pernilongos) ajudando a evitar que fluam para as ruas e colaborando para formação de enchentes e para finalizar, evitar que se impermeabilizem grandes áreas, pois, as águas que caem sobre a terra serão devidamente filtradas e ajudarão na recomposição do lençol freático.
Enfim, a maioria dos nossos problemas podem ser sanados por nós mesmos, basta querer.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br