Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de dezembro de 2013

RJ INAUGURA PRIMEIRO DOS CINCO PISCINÕES QUE VÃO CONTER ALAGAMENTOS NA TIJUCA

Rio inaugura primeiro piscinão 

contra enchentes, mas solução 

depende da conclusão de outros 

quatro

O primeiro dos cinco piscinões que vão conter alagamentos na região da Grande Tijuca foi inaugurado no domingo (29) pela prefeitura. O reservatório da Praça da Bandeira terá 35 metros (m) de diâmetro e 20m de profundidade útil, com capacidade de armazenar 18 milhões de litros de água. No entanto, de acordo com a prefeitura, o problema das enchentes na região só será resolvido em 2015, quando todos os piscinões estiverem concluídos.
“Esse piscinão já começa a minimizar o problema, mas se tiver uma chuva muito forte nesse verão, a Praça da Bandeira ainda está sob risco de alagamento. Estamos fazendo os outros piscinões, esperamos solucionar isso o mais rápido possível, mas esse sozinho não resolve o problema”, disse o prefeito Eduardo Paes. “Acho que o verão entre 2015 e 2016 já vai ser muito melhor”.
Outros quatro reservatórios estão sendo construídos nas praças Vanhargem e Niterói, na Rua Heitor Beltrão e no Alto Grajaú, sendo que os dois últimos ainda estão em fase final de desapropriações do terreno. O da Praça Niterói deve ser o segundo a ficar pronto e será o maior deles, com capacidade para 70 milhões de litros de água.
De acordo com o secretário municipal de obras, Alexandre Pinto, foram executados até o momento 30% dos R$ 292 milhões em que foram orçadas as intervenções, que enfrentam dificuldades impostas pela área urbana: “Eu tinha intenção de acabar com essa obra em 2014, mas não vou conseguir porque são muitos os problemas que a gente encontra. O maior deles é o subsolo congestionado com redes de concessionárias. Há também o trânsito: para tirar caminhões de terra, temos que conseguir com a CET-Rio o momento certo para impactar menos o trânsito. Nos outros reservatórios, a gente quer escavar à noite, mas tem problemas com a vizinhança. Isso tudo impacta no nosso desejo de terminar o mais rápido possível as obras”, explicou Pinto.
A água que o reservatório vai acumular nos dias de chuva será gradualmente despejada no Rio Trapicheiros, seguindo para a Baía de Guanabara. Hoje, o prefeito acionou pela primeira vez as bombas, simulação que gastou o equivalente a três caminhões-pipa de água.
Além dos reservatórios, que serão controlados pelo Centro de Operações da prefeitura do Rio, as obras na Grande Tijuca também incluem o desvio do Rio Joana, para criar um segundo deságue das águas na Baía de Guanabara. O piscinão da Praça da Bandeira acumulará apenas água da drenagem local, enquanto os demais vão armazenar o excesso dos rios Joana, Maracanã, Trapicheiros e Jacó.
As obras contam com recursos da prefeitura e do governo federal, que investiu no projeto por meio do Ministério das Cidades. (Fonte: Agência Brasil)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br