Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de dezembro de 2013

SECA NO RIO PARANÁ FAZ SETE QUEDAS VOLTAR A APARECER NO LAGO DE ITAIPU

Seca no Rio Paraná permite ver parte de cachoeira inundada há 30 anos

Sete Quedas era a maior cachoeira em volume d'água do mundo.
Problema afeta pescadores, fiscalização da fronteira e exportações.


A seca no Rio Paraná, onde fica o lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu já dura dois meses. Nesse período, o nível baixou tanto que, em alguns pontos, é possível o fundo e caminhar no local onde ficavam as Sete Quedas, a maior cachoeira do mundo em volume d’água e que estão submersas há 30 anos, desde a formação do lago da usina.
“O primeiro sentimento é bom, de que a gente consegue ainda recordar algumas passagens dos tempos antigos. O sentimento ruim para nós, pescadores, é que o peixe não tem desova, não se reproduz. Então, para nós, é uma grande perda, porque nós temos cerca de 400 famílias que dependem da pesca”, reclama José Cirineu Machado, presidente do sindicato dos pescadores de Guaíra, onde ficavam as Sete Quedas.
O problema afeta também a navegação no Rio Paraná e complica o trabalho da Polícia Federale da Receita Federal. Os dois órgãos são responsáveis por fiscalizar a navegação no Rio Paraná, que faz fronteira com o Paraguai.  O canal que ligava a Delegacia da PF e o Rio Paraná já não tem mais água e os barcos não têm como chegar ao leito do rio. Em vez disso, a área está tomada pelo mato.
Para minimizar o problema, a Prefeitura de Guaíra está construindo um acesso, para tentar minimizar o problema e ajudar os policiais a trabalharem.
Além disso, a passagem de caminhões entre o Paraguai e o Brasil também está prejudicada. O tráfego de caminhões entre os dois países é proibido na ponte que liga Guaíra à outra margem do Rio Paraná. O trajeto é feito normalmente por uma balsa.
  •  
Ponte Ayrton Senna
  • Ponte fica próximo ao local onde começavam as Sete Quedas.
Como a navegação está prejudicada, a balsa não consegue mais cruzar o rio com os caminhões. Nesta sexta-feira (27), mais de 200 aguardavam no lado paraguaio para poderem entrar no Brasil. A sensação entre os motoristas é de prejuízo.  O desejo das transportadoras é que a passagem pela ponte seja liberada temporariamente.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br