Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de dezembro de 2013

SOS TARTARUGAS DO RIO GUAPORÉ, EM RONDÔNIA - SOLTURA DE QUASE 2 MILHÕES DE TARTARUGAS

Tartarugas são soltas no Vale do Guaporé (Foto: Reprodução/TV Rondônia)Tartarugas são soltas no Vale do Guaporé (Foto: Reprodução/TV Rondônia)


Quase 2 milhões de tartarugas são 





soltas no Rio Guaporé, em Rondônia


Trabalho garantiu título de maior soltura à natureza no Brasil em 2013.
Associação criada há 15 anos luta contra o risco de extinção do animal.



A soltura 1.830 milhão de tartarugas ocorreu às margens do Rio Guaporé, no município de Costa Marques (RO), no dia 21 de dezembro. A Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale) realiza o trabalho há 15 anos. O trabalho deste ano ocorreu numa área de 12,500 mil metros quadrados e foi acompanhada por fiscal do RankBrasil, que constatou o título de maior soltura de tartarugas à natureza no Brasil em 2013.
As tartarugas ‘enterram’ os ovos na areia e após cerca de 60 dias ocorre a eclosão, que está diretamente ligada a condição climática da região, que deve estar quente.
De acordo com a Ecovale, de cada mil tartarugas que retornam para o rio, apenas uma sobrevive. Para aumentar a chance de repovoamento, algumas tartarugas são levadas em bacias até o leito dos rios da região. Com o trabalho da associação, a chance de sobrevivência cresce 15%.
Este ano cerca de 20 mil tartarugas desovaram no Vale do Guaporé. Para acompanhar o processo de eclosão dos ovos, 16 pessoas trabalharam no projeto. A ideia surgiu do morador da região, Zeca Lula. “A gente começou a perceber a mudança e então resolvemos montar uma associação junto com alguns outros companheiros”, explica Zeca. 
O grupo cuida para que, além dos predadores naturais como jacaré-açu e piranhas, as tartarugas possam escapar da captura humana.“Eles pegam muitas para vender mesmo. Vinte, 30, 40”,afirma Jorge Feliz Calazan, associado Ecovale.
Métodos de amostragem como de estimativa por área quadrada e o número de tartarugas por ninhos foram utilizadas para atestar o título. “O trabalho que a gente faz nesse caso, que não dá para contar um a uma, nós fazemos a medição total da área e calculamos quantas tartarugas tem por metro quadrado”, conta o auditor Luciano Cadare. Do G1 RO com informações da TV RO

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br