Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de janeiro de 2014

CODEVASF VAI ESTUDAR VIABILIDADE DA TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO AO PIAUÍ


Obra já acontece no Ceará

29/01/14

Estudo vai avaliar se transposição do rio São Francisco ao Piauí é viável


Projeto de viabilidade vai custar R$ 28 milhões.


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai abrir no dia 5 de fevereiro o novo edital para o estudo da transposição do rio São Francisco para o Piauí. A pesquisa, que irá avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental da obra, vai custar R$ 28 milhões. 

A obra proposta foi chamada de Eixo Oeste do Projeto de Integração da Bacia do São Francisco. Se a viabilidade for confirmada, 600 mil moradores do Sul do Piauí serão beneficiados com água do Lago de Sobradinho, no Norte da Bahia, sendo levada para as barragens Petrônio Portela, Jenipapo, Pedra Redonda, Poço de Marruás, Estreito e Piaus. 

A licitação estava marcada para novembro de 2013. No entanto, empresas interessadas entraram com recurso e suspenderam o processo. A obra deve entrar no regime diferenciado de contratações, criado para agilizar a execução das obras públicas.

“O Ceará, que fica a uma distância muito maior do São Francisco, está sendo contemplado. Precisamos incluir o Piauí nesse importante projeto para o aproveitamento e racionamento das águas”, diz o deputado federal Jesus Rodrigues (PT-PI), líder da bancada federal do Piauí.

Elmo Vaz, presidente da Codevasf, defende a obra. “O objetivo não é tirar água do São Francisco e simplesmente jogar rio abaixo. É um projeto sustentável, de uso racional, onde iremos priorizar a condução desse líquido precioso por canais e adutoras, tendo como função principal o abastecimento humano que, no nosso entendimento, viabiliza um projeto desse porte”.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br