Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de janeiro de 2014

POPULAÇÃO E AMBIENTALISTAS DE DIVINÓPOLIS (MG) ESTÃO PREOCUPADOS COM VOLUME DO RIO ITAPECERICA


Do G1 Centro-Oeste de Minas

Bancos de areia são visíveis em alguns pontos do rio (Foto: Reprodução/TV Integração)
Bancos de areia são visíveis em alguns pontos 
(Foto: Reprodução/TV Integração)

Volume do Rio Itapecerica 




preocupa ambientalistas de 





Divinópolis


Risco de enchente está praticamente descartado, segundo a Cemig. 
Copasa afirma que rio está em condições normais para abastecimento.










A ausência de chuvas regulares em Divinópolis provocou uma queda no volume de água no Rio Itapecerica. Próximo ao leito é possível perceber que mesmo com as chuvas dos últimos dias o volume permanece baixo, o que preocupa  ambientalistas da cidade. O risco de enchente nesta época está praticamente descartado e segundo a Copasa, as medições mostram que o rio está em condições normais para abastecimento. 
Diariamente um equipamento da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) monitora o Rio Itapecerica, as medições ocorrem em tempo real via rádio para uma central, sendo que o último registro, realizado nesta segunda-feira (20) mostrou que o nível do rio era de um metro e 43 centímetros, com uma vazão de 10 mil litros de água por segundo. Metragem que afasta por completo qualquer risco de enchente na cidade, segundo o administrador regional da Cemig, Divino Barros.
Quando o Rio Itapecerica, principal responsável pelo abastecimento da cidade, chega a Divinópolis ele recebe águas de cinco afluentes, mas mesmo com esta contribuição alguns ambientalistas estão preocupados e afirmam que o nível está baixo. Jairo Gomes Viana é um deles e diz que a situação é preocupante. “Se continuar dessa forma no inverno pode faltar água na cidade”.
A presença de bancos de areia que podem ser vistos em alguns pontos do rio é outro fator que segundo os especialistas é incomum para esta época. Além disso, a situação segundo Jairo é pior porque as chuvas fortes, acompanhadas de muito vento, como as registradas nos últimos dias não ajudam a aumentar o volume de água de forma plena.
Jairo destaca ainda que falta conscientização e reutilização da água da chuva na cidade. “Essa é uma alternativa que poderia ser explorada”, comentou.
O voluntário da Defesa Civil, Geraldo Peixoto Lacerda, que é acostumado a ajudar pessoas nas grandes enchentes que Divinópolis já enfrentou, principalmente no verão, também está preocupado com a falta de chuvas regulares.Ele também descarta uma enchente neste ano.
Segundo o gerente da Copasa, Ronaldo Dias, o abastecimento de água será realizado com tranquilidade no mês de janeiro e também nos próximos se o volume permanecer o mesmo. "Meteorologia não é algo exato, e não há expectativa de que seja necessário racionamento, mas é sempre importante, a qualquer tempo, fazer o uso racional da água, numa preocupação com o meio ambiente. Devemos usar o quanto for necessário para nosso conforto, mas sem desperdício", comentou. GLOBO.COM - G1 Centro-Oeste de Minas

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br