Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de janeiro de 2014

PORTO VELHO (RO) EM ESTADO DE ALERTA MÁXIMO DEVIDO A CHEIA DO RIO MADEIRA

Sipam alerta para cheia do Rio Madeira em Porto Velho com cota alta para janeiro

31/01/2014 


Defesa Civil diz que Porto 



Velho pode ter 'inundação 



de grande magnitude'


Cota do Rio Madeira atingiu 15,54 metros nesta sexta-feira.
Município está em estado de alerta máxima devido a cheia do rio.

Do G1 RO com informações da TV RO

O nível do Rio Madeira, em 15,54 metros, nesta sexta-feira (31), deixou Porto Velho em estado de alerta máximo. Segundo a Defesa Civil do município, a cota já está maior do que a registrada em 1997 quando ocorreu a maior cheia do rio. “Então se for fazer uma prospecção, realmente nós teremos uma inundação de grande magnitude”, diz o coronel José Pimentel, coordenador da Defesa Civil.
A cota registrada nesta sexta-feira é registrada normalmente em fevereiro ou março, dependendo do volume de água das chuvas, segundo Defesa Civil. E por conta desta cota, o perigo a partir de agora é constante, pois há  possibilidade de chegar ao nível de transbordamento, que é de 16,40 metros.
Pimentel alerta que com a intensidade das chuvas na cabeceira do Rio Beni, na Bolívia, o nível está bem maior, se comparado ao mesmo período do ano passado. Medidas de segurança para as famílias ribeirinhas estão sendo tomadas. “Se fizermos uma comparação, no dia 30 de janeiro de 1997, a cota era de 11,55. Em 2014, na mesma data está em uma cota de 15,44", afirma o coordenador.
Na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ponto turístico da cidade, o banzeiro (ondas formadas pela força da correnteza do rio) já provocou o desbarrancamento em alguns trechos onde ficam as embarcações.
E de acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) há previsão de mais chuvas para a região nas próximas semanas. Mesmo assim, o delegado Luiz Reginaldo Macedo, da Delegacia Fluvial, garante que há tempo para evitar uma tragédia. "Quando chove, essa água só chega aqui 48 horas depois. Então nós temos dois dias para evitar qualquer catástrofe", afirma o delegado.
Neste caso, a Defesa Civil faz um alerta para as famílias que estão em áreas de risco e afirma que algumas medidas de segurança já foram tomadas, tendo em vista a possibilidade das enchentes desabrigar muitas famílias, como a disposição de um espaço que pode abrigar até 100 famílias. "A gente recomendação é a de que as famílias que estão numa situação de iminente de risco procurem a Defesa Civil. Se for o caso, nós faremos a interdição e já vamos encaminhá-a ao auxílio moradia para que elas possam estar numa residência segura", recomenda o coronel. Globo.com - G1 RO

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br