Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de janeiro de 2014

PRAIA DE ICARAÍ, EM NITERÓI NO FINAL DE SEMANA: MAU CHEIRO, LIXO E POLUIÇÃO


Banhistas dividiram o espaço com a sujeira e urubus. O mau cheiro também chamava a atenção de quem passava pelo local e tentava aproveitar o domingo de sol na orla

Cartão postal de Niterói tomado por muito lixo e mau cheiro


PUBLICADO . EM DENÚNCIA
Por Igor Mello
Em pleno domingo, um dos dias de maior movimento na orla da cidade, o frequentador que tentou tomar banho de mar durante a tarde na Praia de Icaraí teve que conviver com muito lixo, urubus e até uma tartaruga morta.
De acordo com Paulo Mariano, que é fotógrafo amador nas horas vagas, o mau cheiro e a grande quantidade de lixo fizeram com que ele mudasse o roteiro que fazia no último domingo.
“Eu estava indo até o Parque da Cidade para fazer alguma fotos do pôr do sol, quando passei pela Praia de Icaraí por volta das 16h e decidi registrar aquela grande quantidade de sujeira. O mau cheiro estava chamando muita atenção e não havia nenhum funcionário da Clin (Companhia de Limpeza de Niterói) cuidando do lixo”, afirmou.
Até mesmo uma tartaruga morta estava abandonada nas areias da orla, segundo Mariano. De acordo com a Clin, no entanto, o esquema de limpeza para a região, realizado diariamente, é suficiente para manter a praia limpa e o fenômeno é atípico. Ao todo, foram retiradas de toda a orla niteroiense mais de 14 toneladas de detritos. No começo da noite de ontem, por volta das 18h30, a reportagem de O FLUMINENSE flagrou situação bastante semelhante em Icaraí, inclusive com a presença de muitos urubus na areia.
“Em razão das chuvas nos últimos dias, uma grande quantidade de lixo que é trazido pela maré tem chegado até a orla da Praia de Icaraí e Praia das Flechas. Na manhã do último domingo, funcionários do órgão realizaram a limpeza do local. Durante o período da tarde, o trabalho continuou, inclusive com a utilização de maquinários próprios para o recolhimento de resíduos na areia, até as 16h. À noite, a partir das 22h, a limpeza foi realizada normalmente pela equipe da Econit”, informou a companhia de limpeza por meio de nota.
Orientação – O leitor ainda destacou a falta de orientação para os frequentadores, inclusive crianças, que transitavam em meio ao lixo e nadavam na água, mesmo com o mau cheiro acentuado.
“Não tinha nenhuma placa informando sobre a qualidade da água em Icaraí”, relatou o fotógrafo.
A Prefeitura de Niterói, contudo, diz que tanto em Icaraí quanto na Praia das Flexas estavam disponíveis informações no calçadão:
“Em relação ao banho de mar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade disponibiliza ao longo do calçadão das praias das Flechas e Icaraí placas indicando se o banho está recomendado ou não”, garantiu a Prefeitura.

Fonte: Global Garbage / O Fluminense. PORTAL DO MEIO AMBIENTE

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br