Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2014

AJUDE A LOCALIZAR VAZAMENTOS DE ÁGUA EM SÃO PAULO


13/02/2014 



Indique o vazamento de sua rua 



no mapa interativo


G1 cria ferramenta para mapear vazamentos na cidade de São Paulo.
Envie fotos do desperdício de água.

Do G1 São Paulo

Vazamentos na rede de abastecimento da Grande São Paulo colaboram ainda mais para o desperdício de água. Além de fazer economias, o cidadão pode colaborar para evitar o racionamento ao denunciar vazamentos.
G1 criou uma mapa inerativo para que o internauta aponte pontos em que há vazamentos de água. Além de enviar informações sobre quanto tempo o problema persiste e se já houve conato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o leitor pode enviar fotos da situação.
Para colaborar, basta acessar o mapa, buscar pelo endereço em que o vazamento ocorre, acrescentar o nome do colaboador, o comentário, uma foto e um telefone de contato, que não será exibido. Após clicar no quadradinho "aceitar os termos de uso" é só enviar a colaboração.
Reservatórios
Represa Jaguari, que faz parte do Sistema Cantareira, em Jacareí (SP), que está mais de 8 metros abaixo do seu nível de vazão devido à falta de chuvas (Foto: Nilton Cardin/Sigmapress/Estadão Conteúdo)Represa Jaguari, que faz parte do Sistema
Cantareira, em Jacareí (SP), que está mais de
8 metros abaixo do seu nível de vazão devido
à falta de chuvas
(Foto: Nilton Cardin/Sigmapress/Estadão Conteúdo)
A capacidade nos reservatórios de água do Sistema Cantareira caiu de 19% nesta quinta (13) e pela primeira vez o nível chegou a 18,8%, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Para a empresa ligada ao governo de São Paulo, é uma situação crítica, mas que ainda não exige racionamento na capital.
A semana foi marcada por quedas diárias da capacidade dos reservatórios. No domingo, o nível chegou, pela primeira vez, abaixo dos 20%: 19,8%. A empresa ofereceu 30% de desconto para quem economizar e, só em São Paulo, estão sendo economizados cerca de 500 litros por segundo, segundo a Sabesp.
Para a Sabesp, a falta de chuva e o calor recorde são os responsáveis pelo nível tão baixo. “O mês de dezembro de 2013 foi especialmente ruim: teve 62 milímetros de chuva, quando a média histórica é de 226 milímetros. Foi o pior mês de dezembro desde que a medição começou a ser feita, há 84 anos".
Em janeiro as chuvas que normalmente chegam a 300 milímetros, ficaram em 87,7 milímetros. "Além disso, foi o janeiro mais quente da história e como não chove (o que ajudaria a baixar a temperatura), o consumo de água acaba se mantendo em nível elevado o dia todo", segundo a companhia.
O sistema 
Formado por quatro represas, o sistema é responsável por abastecer casas de mais de 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo. A Sabesp classificou o cenário como "preocupante" e anunciou no sábado (1º) desconto de 30% para quem economizar água.
A falta de chuva e o calor recorde levaram à situação crítica. Segundo a Sabesp, "o mês de dezembro de 2013 foi especialmente ruim: teve 62 milímetros de chuva, quando a média histórica é de 226 milímetros. Foi o pior mês de dezembro desde que a medição começou a ser feita, há 84 anos".
Em janeiro as chuvas que normalmente chegam a 300 milímetros, ficaram em 87,7 milímetros. "Além disso,  foi o janeiro mais quente da história e como não chove (o que ajudaria a baixar a temperatura), o consumo de água acaba se mantendo em nível elevado o dia todo", segundo a companhia.
O Cantareira fornece água para casas de mais de 8 milhões de moradores da Zona Norte, do Centro, pequena parte da Zona Leste de São Paulo e 10 municípios da região metropolitana (Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba, Santana do Parnaíba, São Caetano do Sul e parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André).
Desconto
No sábado (1º), a Sabesp anunciou o desconto de 30% na conta de quem economizar água. O objetivo é incentivar a queda no consumo por causa da falta de chuva, que reduziu o nível das represas do sistema Cantareira. O desconto vale apenas para os consumidores abastecidos por esse sistema.
A informação sobre o sistema que abastece a residência está disponível na conta de água. "Nos demais, mantém a tarifa normal, porque choveu na média e os sistemas se recompuseram", disse a presidente da Sabesp, Dilma Pena, em entrevista coletiva. "Vamos ter um impacto no faturamento que ainda não mensuramos. E faremos a gestão disso."
O desconto será de fevereiro a setembro, exceto para Santana do Parnaíba, onde a política vai de março a setembro "por uma questão específica do sistema", segundo ela. A presidente da Sabesp afastou a possibilidade de racionamento. "Não estamos pensando em racionamento. Ele não está no nosso radar", asseverou Dilma Pena. Segundo ela, o desconto deve vir já na próxima conta de água recebida pelos consumidores.
A estratégia é similar à usada em 2004, quando já houve desconto na conta para quem economizou água. Desta vez, no entanto, o consumidor pode ter um desconto ainda maior. Quem diminuir o consumo em cerca de 20% terá 30% de desconto na conta.
"Como nós tivemos um índice pluviométrico baixíssimo em janeiro, a Sabesp está adotando, a partir de hoje [sábado], um incentivo econômico para que a população poupe água. O consumidor que reduzir 20% de seu consumo, tendo como referência a média dos últimos 12 meses, terá uma redução na sua tarifa de 30%. Isso tem um impacto significativo na sua conta de água. Como ele reduz o volume, e a estrutura tarifária é por faixa de consumo, então ele tem uma redução real ainda maior", afirmou a presidente da empresa.
Ela explicou que a média de consumo diário é de 161 litros por habitante. A campanha pede que esse valor seja reduzido para 128, ou cerca de 20%. "É um incentivo econômico para que, nessa situação crítica, a população faça a adesão. Temos certeza que a população vai aderir e acatar o chamamento. Não dá para encher a piscina e tomar um banho de 30 minutos. Mas dá para fazer todas as atividades", afirmou.
Dilma Pena explicou que o desconto real na conta dos consumidores que aderirem pode ser ainda maior que os 30%, já que ele será aplicado sobre o valor já menor. "Com a redução, ele passa a ter uma tarifa de 30,9%. Mas, por mudar de faixa, a redução real será de 48%."
A conta do cliente abastecido pelo Sistema Cantareira terá um informe com a meta de redução a ser atingida, segundo a Sabesp. Terá direito ao bônus o cliente que reduzir em 20% o consumo médio de um período de 12 meses.
Saiba como economizar
Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias.

Veja abaixo:
- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- ao lavar o carro, use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.
Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp disponibiliza  um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e tarde.

Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão.
Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência. 
Visite o site da Sabesp para conferir os endereços
.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br