Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de fevereiro de 2014

NÃO ESTÁ NA HORA DO GOVERNO LANÇAR UMA GRANDE CAMPANHA PARA A POPULAÇÃO ECONOMIZAR ENERGIA?



VERÃO RECORDE
Rios que vão a usinas nunca tiveram tão pouca água
Volume de água é 53,4% da média histórica; menor nível desde 2000
Especialistas dizem que barragens já deveriam estar se enchendo; consumo em alta também preocupa
PEDRO SOARESSAMANTHA LIMADO RIO

Com chuvas muito abaixo da média, a vazão dos rios que alimentam reservatórios e usinas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, de maior consumo de energia, atingiu o menor marca da história.

Em janeiro, esses rios registram um volume de água de apenas 53,4% da média histórica. É o menor percentual para todos os meses desde 2000, desde quando o ONS tem dados da chamada "energia natural afluente" --ou seja, a água que está no leito dos cursos dágua que chegam às barragens e é usada na geração de energia.

Nem no ano do racionamento o índice foi tão baixo, ficando em 72,4% em janeiro de 2001. A mais baixa média anterior para janeiro havia sido 2008 (66,5%), quando também se aventou a possibilidade de racionamento.

Nos meses seguintes, voltou a chover acima da média e o perigo foi afastado.
Segundo analistas, a falta de chuvas nos rios que abastecem os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste (regiões interligadas e vistas como uma só pelo sistema elétrico nacional) causa a depreciação dos lagos das usinas, cujo nível caiu para 40,3% em janeiro deste ano.

Em fevereiro, as barragens continuaram a perder água, com 37% da capacidade até dia 11. Nessa época, os lagos deveriam estar se enchendo.
Para Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe e ex-presidente da Eletrobras, o fato é preocupante, pois já estamos em meados de fevereiro e as chuvas não chegaram.

Outro agravante, diz, é o aumento do consumo, recorde em janeiro. A carga gerada pelas usinas cresceu 9,4% frente a janeiro de 2013 no Sudeste e Centro-Oeste, onde ocorre 60% da demanda.

Pinguelli diz que a situação dos reservatórios ainda é melhor do que em 2001 e não há um risco iminente de falta de energia, mas afirma que o governo deveria lançar já uma campanha para economizar energia.

Ao contrário de 2001, afirma, agora há o "seguro" das térmicas, embora seu uso onere as contas de energia ou obrigue o Tesouro a arcar com a despesa extra --no último leilão de usinas a serem construídas, o custo das termelétricas era, ao menos, 60% superior ao das hidrelétricas.

Já Roberto Brandão, do Grupo de Estudos de Energia Elétrica da UFRJ, afirma que o problema dos modelos de previsão de chuva do ONS são imprecisos em relação ao volume de água que cairá sobre os rios.

Assim, afirma, é impossível saber se as chuvas previstas para a segunda quinzena deste mês vão compensar a queda atípica dos níveis dos reservatórios.
"É preciso chover forte até abril. Depois começa o período seco. Não é impossível que chova na seca, mas não é o comum", diz Brandão.
Fonte: Folha UOL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br