Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2014

GOVERNO DE SP SAI EM DEFESA DA OBRA DA BARRAGEM NO RIO PIRACICABA, CONTRA O MP E CBHPCJ

Do G1 Piracicaba e Região
Audiência pública em Piracicaba - Projeto da barragem de Santa Maria da Serra - Casemiro Tércio Carvalho (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Diretor do DH em debate sobre barragem de Santa
Maria da Serra  (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Garças no Rio Piracicaba na região do Tanquan (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Mini Pantanal Paulista está ameaçado

Governo rebate opositores e 




defende obra de barragem no 




Rio Piracicaba



Departamento Hidroviário responde a críticas do Ministério Público.


Segundo estado, 'não faltaram oportunidades' para debate de tema.


O Departamento Hidroviário (DH), órgão do governo paulista que é o responsável pela construção da barragem no Rio Piracicaba, em Santa Maria da Serra (SP), rebateu as críticas apontadas pelo Ministério Público (MP) sobre o projeto que vai permitir o transporte de cargas pela água. Além de ressaltar o trabalho dedicado à elaboração do empreendimento, o estado também disse que "não faltaram oportunidades" para debater e esclarecer todas as dúvidas levantadas sobre o assunto.
Durante a semana, o MP se posicionou oficialmente contrário à liberação de licença prévia para a construção da barragem, a exemplo dos Comitês das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) encaminhou uma recomendação à Companhia Estadual de Saneamento Ambiental (Cetesb) para que o licenciamento não seja emitido e estude a viabilidade da construção de uma ferrovia no lugar da eclusa.
O Gaema sugeriu que a Cetesb avalie o impacto da construção de uma ferrovia na intensão de evitar prejuízos ambientais, sobretudo no "mini-pantanal" paulista conhecido como Tanquan, que seria inundado com a hidrovia.
Garças no Rio Piracicaba na região do Tanquan (Foto: Fernanda Zanetti/G1)'Mini-pantanal' paulista é considerado o principal
prejudicado com obra  (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
O grupo de promotores do Gaema argumenta que o atual empreendimento causaria "prejuízos inestimáveis à fauna, parte dela ameaçada de extinção no estado de São Paulo, e à flora, risco de inundação na zona urbana de Piracicaba, bem como aos pescadores residentes às margens do Tanquan, os quais serão prejudicados nas atividades pesqueiras".
A Barragem
A barragem no Rio Piracicaba deverá ampliar a navegação da Hidrovia Tietê-Paraná em 45 quilômetros até o distrito de Ártemis, na zona rural de Piracicaba. Além do transporte de cargas, o projeto inclui projetos de lazer e turismo no local. A implantação está em fase de obtenção de licença prévia na Cetesb, que tem o poder de vetá-la caso verifique irregularidades no seu andamento.
Dentro das exigências
Segundo o DH, os estudos e impacto ambiental da barragem foram feitos por 60 profissionais e estão "rigorosamente de acordo com as exigências da Cetesb e de acordo com o exigido para a avaliação prévia de viabilidade da obra". O órgão governamental ressaltou ainda ter realizado cinco audiências públicas exigidas para o licenciamento ambiental e promoveu até agora dois seminários técnicos para aprofundar a discussão.
Em janeiro o diretor do órgão, Casemiro Tércio Carvalho, ressaltou que as discussões foram ainda maiores do que o exigido por lei para que todos os detalhes da construção da barragem fossem devidamente esclarecidos. Nesta segunda-feira (31), haverá um outro seminário técnico em Piracicaba que discutirá o potencial turístico trazido pela hidrovia. 
Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, o DH ressaltou que ainda pretende continuar as discussões sobre a barragem nas próximas fases do projeto. "Não faltaram oportunidades para serem debatidas e esclarecidas questões específicas sobre os estudos ambientais, e ainda continuarão as discussões e interações com as entidades e órgãos da região durante todas as fases do licenciamento ambiental e de implantação do empreendimento, quando serão implementados os programas ambientais, com a necessária participação de toda a sociedade", informou em nota. Do G1 Piracicaba e Região
LEIA MAIS:

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br